Uma nova polêmica envolvendo o Uber está enchendo as redes sociais ao redor do mundo de relatos. Clientes do aplicativo, e também do Uber Eats, têm reclamado que algumas corridas e pedidos estão saindo cem vezes mais caros do que o previsto. As cobranças indevidas da Uber ainda seguem sem explicação e têm causado problemas para usuários em vários países.

Segundo o site Engadget, os primeiros casos aconteceram em Washington e San Diego, nos Estados Unidos. Algum tempo depois, porém, chegaram relatos da Europa e da América do Sul. Aqui no Brasil reclamações da mesma natureza também foram registradas.

Ao TechTudo, Thaisy Pécsen, uma das vítimas, contou que pediu uma pizza pelo aplicativo Uber Eats e deveria pagar R$ 39. Porém, na hora da cobrança, foram lançados R$ 3.900 na fatura do cartão de crédito. Ela chegou a cancelar o pedido, mas, ainda assim, a empresa não estornou o valor. Foi necessário que o Nubank intervisse.

Ela recebeu um e-mail do banco online dizendo que casos semelhantes ao dela já estavam sendo registrados. À vítima, o Nubank explicou que os aplicativos da Uber trabalham com o esquema de pré-autorização quando é feito um pedido. Ou seja, o lançamento é feito na fatura e pode ser alterado, modificado ou cancelado de acordo com a conclusão do pedido.

Além desta, outras cobranças indevidas estão sendo relatadas nas redes sociais.

Segundo o Washington Post, a empresa admitiu a falha e disse que o problema já foi corrigido e não seria necessário acionar os bancos para solucionar o erro. A matéria do jornal americano afirma ainda que os passageiros serão ressarcidos da cobrança abusiva, mas alertou para a possibilidade de verem temporariamente uma tarifa de viagem imprecisa no cartão utilizado para pagar a corrida. O TechTudo entrou em contato com a Uber Brasil, que retornou confirmando o que foi dito à publicação estadunidense.

Ainda de acordo com o Washington Post, a Uber deu o seguinte retorno após a reclamação de um passageiro que foi lesado pela cobr

... ança indevida: "Entendemos que isso tem sido frustrante. Houve um problema que fez com que sua autorização fosse muito alta. Nossa equipe já corrigiu esse problema. Muito obrigado pela sua paciência".

Caso você tenha sido lesado, é possível contestar o valor da fatura diretamente no aplicativo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.