3900X vs 9900K: AMD contra o melhor que a Intel tem para oferecer – Esta é no fundo, uma batalha que não necessita de qualquer introdução… É o atual topo de gama da AMD, o Ryzen 9 3900X, frente a frente com o atual topo de gama da Intel, o Core i9-9900K.

Ryzen 3900X vs i9-9900K – Aqui vamos tentar perceber afinal, qual é o melhor processador para jogos, com benchmarks em 36 títulos recentes ou muito populares.

Antes dos resultados, é preciso mencionar que o 3900X foi testado numa motherboard Gigabyte X570 Aorus Xtreme, com duas configurações, uma OC (Corsair H115i) e outra ‘stock’. Obviamente que o mesmo acontece com o sistema Intel, numa motherboard Gigabyte Z390 Ultra.

Quem é afinal o campeão?

Em suma, no geral, o Intel Core i9-9900K é o processador mais rápido para jogos. No entanto, os resultados estão super próximas, com a aposta da Intel a ganhar em média ~6%. O que claro está, é muito próximo da margem de erro de 5%.

Dito isto, é óbvio que o Ryzen 3900X oferece outras vantagens, além do Gaming. O que claro está, o torna uma opção bastante mais apelativa em relação ao CPU da Intel.

O que comprar?

Quando começamos a falar de ‘valor’, estes resultados mudam muito pouco! É que se por acaso quiser esquecer o ‘cooler’ que vem incluido na caixa do 3900X, o pacote é um pouco mais caro que o 9900K. No entanto, se quiser utilizar o ‘cooler’, que por sinal não é nada mau, fica com uma solução ligeiramente mais barata.

Claro que são 2 processadores com um preço muito similar, no entanto são um pouco diferentes. Por isso, dependendo daquilo que quer fazer, a escolha poderá recair para um ou para outro.

Assim, se por acaso quer usar o PC para mais do que Gaming… O Ryzen 9 3900X é a escolha óbvia. Mas se por outro lado, apenas quer jogar e nada mais… Então o i9-9900K contínua a ser um autêntico monstro dos frames.

Ainda assim, é preciso salientar que a oferta da AMD tem mais núcleos de processamento físicos, e mais threads. Portanto, é provável que a sua performance aumente ao longo do tempo, enquanto os ‘devs’ atualizam e lançam novos títulos para o mercado.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Leia a análise na integra aqui.


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.