A Apple e o Google anunciaram recentemente os novos emojis que chegam em breve ao Android e ao iPhone (iOS). As figuras são baseadas no pacote 12.0 da Unicode Consortium, órgão responsável pela padronização dos rostos, que aprovou 230 deles para 2019. Entre as novidades, destacam-se uma série de referências a pessoas com deficiência, maior diversidade de gênero e cor de pele nas representações de casais, além de vários animais, como um bicho preguiça, uma lontra e um flamingo.

Os próximos ícones para iPhone (iOS) devem ser liberados no outono americano, ou seja, a partir de setembro, quando será lançado o iOS 13. No caso do sistema do Google, as carinhas devem ser lançadas junto com o Android 10 (Q), no fim do ano.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Nas duas plataformas, o emoji do casal de mãos dadas ficou mais flexível. Será possível escolher entre combinações de pessoas com diversos tons de pele e gêneros, retratando casais LGBT com misturas de etnias. São 71 variações no Android e 75 no iPhone (iOS).

No sistema do Google, o boneco de gênero neutro vai passar a ser visualizado como padrão em 53 emojis, como os de vampiro, alpinista, massagem na cabeça e nadador. A ideia é evitar estereótipos, conforme ocorre hoje: o policial, por exemplo, é exibido a princípio como homem, enquanto a pessoa cortando cabelo é uma mulher. Vale observar que, ao clicar no emoji, o usuário vai poder optar por um gênero.

A inclusão do tema deficiência, proposta pela Apple em março de 2018, será implementada nos dois sistemas. Há pessoas cegas, surdas e em cadeiras de roda, além de um cão-guia, próteses de braço e perna e uma orelha com aparelho auditivo. Também chamaram atenção os emojis de bocejo, gambá, waffle, curativo, alho, maiô, paraquedista e, é claro, o da mão beliscando. No Brasil

... , ele virou piada na internet em fevereiro, quando ganhou conotação sexual e o apelido de “mixuruca”.

Via Apple e Google

Qual o significado das luas do WhatsApp? Veja no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.