Acelerar e garantir mais desempenho do hardware ? uma pr?tica t?o antiga quanto os primeiros computadores. Hoje, o overclock ? uma t?cnica bastante difundida entre entusiastas e bastante procurada por gamers e por quem mant?m um bom PC em casa.

Campeonato mundial online de overclocking tem oitava edi??o em abril

Grupos profissionais, que buscam a quebra de recordes, usam nitrog?nio l?quido para impedir o derretimento do processador (Foto: Reprodu??o/Wired)

A ideia do overclock ? t?o presente que mesmo processadores simples possuem algum n?vel de over embutido. Unidades da Intel sempre apresentam o TurboBoost, um tipo de acelera??o do clock da CPU que entra em atividade quando detecta alta demanda pelo sistema. A AMD oferece uma solu??o semelhante, o TurboCore.

O que ??

O seu computador funciona transformando energia el?trica em informa??o (al?m de calor e ru?do). Os componentes do seu computador s?o fabricados para operarem a uma certa taxa de convers?o: X quantidade de energia ? igual a X quantidade de clock no processador, por exemplo.

A maneira mais b?sica de se entender o overclock ? imaginar a situa??o de quem n?o est? satisfeito com essa rela??o e deseja que o processador, por exemplo, atinja mais velocidade. Para que ele trabalhe mais r?pido, basta sobre aliment?-lo de eletricidade. Com mais energia dispon?vel, ele tende a atingir clocks mais altos. Da? o termo: overclock.

Mas n?o s?o apenas os processadores que podem ser acelerados, embora eles sejam, normalmente, o principal alvo. ? poss?vel acelerar o funcionamento dos pentes de mem?ria RAM do sistema, chipset da placa m?e, mem?ria da placa de v?deo e processador gr?fico.

Aumentar a oferta de energia dos componentes aumenta o calor que eles dissipam, o que exige, muitas vezes, sistemas de refrigera??o bastante avan?ados, como os l?quidos. Recordistas mundiais de overclock chegam a usar nitrog?nio l?quido para impedir que o computador entre em combust?o.

Como funciona?

Para se romper os valores padr?es que orientam o regime de opera??o dos componentes, os usu?rios precisam dar instru??es diretas ao hardware. Isso pode ser feito atrav?s de softwares espec?ficos, muitas vezes fornecidos pelos fabricantes, e por outros recursos, como comandos realizados na interface da BIOS do computador, em caso de placas que suportem o overclock.

Aplicativo da EVGA serve para fazer overclock nas placas de v?deo da marca (Foto: Reprodu??o)

A quest?o ? que mexer com esses limites de opera??o requer um profundo conhecimento do funcionamento de cada componente. Teoricamente, voc? pode fazer um Core i7 operar a 6 GHz, mas isso n?o quer dizer que a opera??o v? garantir um funcionamento est?vel. Para garantir bom funcionamento do componente, voc? precisa ter controle da temperatura e sensibilidade para ajustar o overclock ao menor sinal de travamentos e tela-azul.

H? vantagens?

Quem domina a t?cnica e est? ciente dos riscos e das necessidades envolvidas no processo pode fazer um computador mais antigo ter desempenho equipar?vel com m?quinas mais atuais. Em sistemas recentes, um bom e balanceado overclock pode garantir ganhos de 30% no desempenho geral da m?quina em games pesados.

H? riscos?

Muitos. O que um overclock faz ? empurrar o componente para um regime de funcionamento que rompe com o design do fabricante que, normalmente, investiu milh?es e milh?es de d?lares em um projeto que determinou a melhor taxa de opera??o para a pe?a.

Como est? o overclocking do Brasil? Comente no F?rum do TechTudo

Fazendo overclock, o usu?rio est?

... testando os limites f?sicos de componentes eletr?nicos sens?veis. O uso prolongado de overclock reduz a vida ?til do seu sistema e desaten??o no processo pode derreter circuitos, tornando-os in?teis. Vale lembrar que a garantia dada pela maioria dos fabricantes n?o cobre danos causados por overclock.

Existe hardware espec?fico para overclock?

Sim. H? processadores e placas-m?es que s?o desenvolvidas tendo esse tipo de uso em mente. Com isso, as placas, especialmente, recebem acabamento mais robustos, uso de capacitores e outros componentes eletr?nicos de alta qualidade, capazes de suportar melhor as condi??es de uso exigentes criadas pelos overclockers. Em rela??o ?s placas de v?deo, basicamente todas elas suportam a acelera??o por parte do usu?rio.

Overclock pode ser realizado at? mesmo em pentes de mem?ria (Foto: Divulga??o/Corsair)

Assim como existem pe?as desenvolvidas para a pr?tica, existem sistemas de refrigera??o projetados para suportar altas temperaturas criadas pelos computadores submetidos a overclock. Desde coolers, pastas t?rmicas a bombas que circulam ?gua pelo computador.

A Intel conta com a linha Extreme de processadores. Todos os Core i com um n?mero seguido das letras X ou K s?o desenvolvidos para suportar overclock (por exemplo, Core i7 5960x). Processadores que n?o fazem parte da linha Extreme n?o podem ser "overclockados". No caso da AMD, o overclock ? poss?vel nos produtos da s?rie FX.

Como a gama de processadores ? limitada, o usu?rio precisa escolher a placa-m?e a partir deles. De nada adianta um processador profundamente customiz?vel se a placa n?o ? boa para entregar a energia e controlar a performance.

Abaixo, listamos algumas das melhores placas para overclock na atualidade.

Chipset Intel: Chipset AMD:
Asus Z97 Deluxe Asus Crossblade Ranger
ASRock Z97 OC Formula Asus Sabertooth 990FX R2.0 AM3+
MSI Z97 XPower Max? ASRock 990FX Extreme9
Gigabyte GA-Z97X-SOC Force Motherboard Gigabyte 990FXA-UD3


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.