Mitos envolvendo pro players são comuns nos fóruns e comunidades de esports. Um dos boatos mais famosos envolve o jogador Felipe "brTT" Gonçalves, atual AD Carry do Flamengo eSports, com uma suposta prisão. Algumas especulações ganham tanta força que as pessoas passam a acreditar na informação recebida, mesmo que sendo incorreta ou até mesmo falsa. Os casos podem prejudicar a reputação do jogador e, eventualmente, atraem consequências para suas carreiras. Confira, a seguir, cinco situações que surgiram como boatos incluindo pro players de League of Legends (LoL) e Counter Strike: Global Offensive (CS:GO).

A prisão de brTT

A informação, que é falsa, surgiu em 2013 com a divulgação de uma foto de brTT conversando com um policial em um evento, e de uma publicação feita na conta do Facebook do jogador por sua namorada, Giuliana Capitani, conhecida como Caju. O post na rede social afirmava que brTT havia sido preso por "tráfico de shemales" e ainda citava outras polêmicas nas quais o player estava envolvido. Ao fim da postagem, Caju desmente o rumor e fala com sarcasmo sobre os boatos que circulam na rede. A suposta prisão de brTT ganhou tanto destaque que se tornou meme na Internet e passou a ser usado em uma série de publicações no Facebook.

fnx tem conta banida pela VAC

O rumor no qual Lincoln "fnx" Lau teria uma conta na Steam banida pela Valve Anti-Cheat (VAC) e associada ao seu perfil no Electronic Sports League (ESL) surgiu em 2014 em fóruns do HLTV e da Steam. No entanto, um tuíte do jornalista Duncan "Thorin" Shields, que chamava a atenção para a "tranquilidade" dos brasileiros sobre a possível conta banida de fnx, trouxe visibilidade ao caso. Na época a Luminosity Gaming, equipe na qual o jogador fazia parte, se posicionou publicamente. Segundo a Luminosity, as investigações foram realizadas e fnx "estava limpo".

Devido à política de banimento da Valve, se a conta pertencesse a fnx, deveria ser aplicada alguma restrição à atuação do jogador em campeonatos, mas a organização nunca se pronunciou e não há evidências de nenhum dos lados sobre a veracidade da conta.

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Immortals jogou de ressaca e atrasou a final de DreamHack Open

Em 2017 a Immortals foi finalista do Major Kraków e do DreamHack Montreal, mas a equipe ficou em segundo lugar nos dois campeonatos e levou, respectivamente, a premiação de U$ 150 mil (R$ 561 mil em conversão direta) e U$ 20 mil (R$ 74 mil). Uma das razões para o time não ter ganho a competição realizada em Montreal, no Canadá, foi o atraso dos brasileiros à disputa, o que resultou em um walkover (WO) no primeiro mapa, de forma que a competição iniciou com 1-0 para a North e, abalada, a Immortals perdeu a competição no Cobblestone por 2-0. Além das consequências pelo atraso, os integrantes da equipe foram acusados de passarem a noite anterior à partida em festas e de jogarem de ressaca.

Os envolvidos eram Lucas "LUCAS1" Teles, Henrique "HEN1" Teles e Vito "kNg" Giuseppe, mas o trio negou as alegações que vieram da Counter Logic Gaming (CLG), equipe que foi eliminada do torneio pela Immortals. O boato ganhou força com o depoimento de Lucas "steel" Lopes e Ricardo "boltz" Prass à ELEAGUE Premier. Apesar das especulações acerca da razão pela qual os jogadores atrasaram, não há provas de que tenham passado a noite em festas.

s1mple já foi banido pela VAC

...

Oleksandr "s1mple" Kostyliev, da Na'Vi, nunca recebeu um VAC ban, mas já foi banido das competições organizadas pela ESL em 2013 por usar cheat. O jogador chegou a burlar o banimento e insistiu no cenário, mas foi pego novamente, em 2014, recebendo outro banimento que se estendeu até 2016. Mesmo nesse período o pro player ucraniano pôde continuar participando de campeonatos organizados por outras empresas, como a Valve. O boato de que s1mple teria levado ban pela VAC e ainda assim continuou jogando surgiu com o banimento de Vinicius “v$m” Moreira, no ano passado, quando a comunidade dos esports manteve o assunto nos fóruns e nas redes sociais e discutiu a origem da punição.

Como montar um PC gamer barato que rode GTA 5 e CS GO? Veja qual escolher no Fórum TechTudo

Søren "Bjergsen" Bjerg usa medicação irregular para desempenho

Søren "Bjergsen" Bjerg, o mid laner da equipe norte americana SoloMid, foi acusado, em 2016, de usar suplementos de desempenho para as competições. O rumor surgiu com uma propaganda do medicamento no Facebook, que usava uma foto do jogador e o associava ao produto. A partir da publicidade, diversos veículos divulgaram que o mid laner fazia uso das drogas, consideradas irregulares nas competições. Em sua conta oficial no Twitter Bjergsen desmentiu a informação.

Em tradução literal: "Quero deixar claro que esses anúncios pagos no Facebook usando remédios e possivelmente sendo suspensos são todos falsos", publicou. "Eles estão tentando usar meu nome para vender seu produto estúpido, por favor, informe o anúncio se ele aparecer em seu feed, também trabalhando para removê-lo."

Via brTT Facebook, VACBanned, Thorin Twitter, HLTV, Liquipedia, HLTV, Liquipedia, ELEAGUE, Bjergsen Twitter e Gamereactor



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.