A Opensignal revelou, nesta quinta-feira (25), o ranking da internet móvel no Brasil. De acordo com o estudo, a Claro permanece em primeiro lugar e é a campeã nos quesitos de vídeos, velocidades de download (baixar arquivos) e velocidade de upload (enviar), ainda que tenha perdido o posto de menor latência. A TIM segue na segunda colocação, e mantém o título de operadora com a maior disponibilidade de 4G em território nacional. Oi e Vivo não aparecem no pódio.

O estudo considera dados coletados entre 1º de março e 29 de maio de 2019, levando em conta testes de velocidade realizados por quase mil dispositivos em mais de vinte cidades do Brasil, como Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo – cujos resultados podem variar de região para região. Entre os cinco segmentos observados estão a disponibilidade de 4G, experiência ao assistir a vídeos, velocidade de download, velocidade de upload e latência.

Confira, a seguir, as operadoras que se destacaram nos cinco quesitos em julho e janeiro de 2019:

Disponibilidade de 4G

A TIM permanece como a principal operadora quando se trata de disponibilidade de redes 4G. Segundo o levantamento, a operadora é a primeira do país a ultrapassar a margem de 80%. Mas o sucesso não se retém à italiana: todas as operadoras apresentaram crescimento durante o semestre quando comparado com o relatório de janeiro.

  1. TIM: 82,4%
  2. Vivo: 72,1%
  3. Claro: 71,9%
  4. Oi: 61,4%

Vídeo

A Claro continua na liderança quanto ao índice de experiência ao assistir vídeos em redes móveis. Em segundo e terceiro lugar, TIM e Vivo se separam por apenas um décimo, com a Oi na última colocação.

Comparado aos resultados de janeiro, houve melhoria nas quatro operadoras, mas os resultados ainda não despertam ânimos.

  1. Claro: 56,9 pontos
  2. TIM: 54,3 pontos
  3. Vivo: 54,2 pontos
  4. Oi: 45,5 pontos

Velocidade de download

Todas as operadoras apresentarem crescimento durante o período, mesmo que isto não signifique mais velocidade, e, sim, melhoria na disponibilidade do 4G do Brasil, de acordo com o estudo. A Claro ainda segue na liderança, com média de 19,8 Mb/s, seguida pela Vivo, com 14,2 Mb/s. Nas duas últimas colocações, a TIM e Oi apresentam 11,6 Mb/s e 8,6 Mb/s, respectivamente.

  1. Claro: 19,8 Mb/s
  2. Vivo: 14,2 Mb/s
  3. TIM: 11,6 Mb/s
  4. Oi: 8,6 Mb/s

Velocidade de upload

Ainda que a velocidade de download esteja acima da casa dos 10 Mb/s em quase todas as operadoras, a realidade não é similar quando se trata de upload. Isto significa que os smartphones levam mais tempo para enviar arquivos, como fotos e vídeos para redes sociais. Neste quesito, a Claro também leva vantagem, em primeiro lugar.

  1. Claro: 6,4 Mb/s
  2. Vivo: 4,6 Mb/s
  3. TIM: 4,4
... Mb/s
  • Oi: 2,9 Mb/s
  • Latência

    Quanto menor a latência, melhor é o tempo de resposta entre o celular e servidores de sites, aplicativos, videoconferência, entre outros tipos de serviços. Em julho de 2019, a TIM ultrapassou a Claro e se tornou a operadora com a menor latência do mercado de telefonia móvel. A Vivo e Oi permanecem nas duas últimas colocações, respectivamente.

    1. TIM: 60,9 milissegundos
    2. Claro: 62,7 milissegundos
    3. Vivo: 69,6 milissegundos
    4. Oi: 72,5 milissegundos


    >>> Veja o artigo completo no TechTudo

    Sobre Gerência Imóveis

    A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.