O Excel pode ser um aliado importante na organização de atividades, orçamentos, metas de saúde e demais responsabilidades do dia a dia. Se o usuário não estiver disposto a criar um documento do zero, existem diversos modelos prontos disponibilizados pela Microsoft que agilizam a tarefa: basta escolher o que mais se adequa às necessidades, baixar e começar a editar os valores. Depois, é possível organizar tudo em uma pasta do OneDrive para ficar acessível pelo celular e ter o controle de tudo em qualquer lugar. Veja, a seguir, 10 planilhas grátis que ajudam a organizar a vida.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Planejamento de volta às aulas

A planilha de Planejamento de Volta às Aulas é muito útil tanto para pais quanto para estudantes que precisam organizar o seu próprio material antes de voltar para a faculdade. O documento traz uma lista de compras de livros e equipamentos para organizar em categorias, adicionar quantidade, custo e status. Em uma página separada, o documento organiza os custos em gráficos para ajudar a entender o panorama geral de gastos. Há também uma lista de tarefas que podem ser marcadas assim que concluídas.

2. Horários de aulas

A planilha de Horário de Aulas ajuda a criar o calendário semanal de classes para não se perder. O documento é feito para alunos de faculdade e já traz a designação de semestre. No entanto, pode ser usado em qualquer outro tipo de curso: basta editar os campos e personalizar com horas e nomes de matérias. Esse é um exemplo de modelo de planilha que pode ser aberto diretamente no Excel Online e, por isso, não requer o programa instalado no computador.

3. Orçamento de casamento

Uma planilha do Excel pode ajudar a organizar os custos de uma festa para muitas pessoas, como um casamento. O documento traz uma página para listar preços de decoração, flores, presentes e viagem, e outra apenas para roupa, festa, música e fotos. Em uma terceira página, a planilha traz um resumo de todos os valores e um gráfico que ajuda a entender para onde está indo a maior parte dos recursos. Os itens já vêm todos preenchidos, o que ajuda também a não esquecer de nada importante. Mas, é possível adicionar e modificar as células à vontade.

4. Agenda de tarefas diárias

A planilha de Agenda de Tarefas Diárias é simples, mas traz tudo o que a maioria das pessoas precisa para organizar as coisas mais importantes que devem ser realizadas no dia. É possível adicionar uma atividade diferente em cada horário do dia e obter um resumo da semana gerado automaticamente. Há ainda uma lista de tarefas para organizar coisas mais específicas que devem ser feitas, mas não têm um horário atrelado.

5. Lista de supermercado

A planilha de Lista de Supermercado é ideal para quem deseja saber exatamente quanto está gastando nas compras do mês. Editável também pelo navegador, o documento organiza itens comprados em estabelecimentos diferentes e mostra um resumo de custo geral em um painel informativo. A ideia é que a lista ajude a comparar preços e a saber onde é mais adequado adquirir determinado tipo de produto.

6. Planilha de orçamento pessoal mensal

A planilha de Orçamento Pessoal Mensal reúne todos os tipos de gastos que se pode ter ao longo do mês. Tudo está separado por categorias como moradia, transporte, alimentação, entretenimento e empréstimos. O documento permite inserir a estimativa de gasto e o custo real, mostrando a diferença entre os dois ao final do mês. É possível também adicionar a renda para comparar os valores e saber se é possível

... aumentar o padrão de vida ou é necessário apertar o cinto.

7. Calculadora de despesas pessoais

Similar à anterior, a Calculadora de Despesas Pessoais é a planilha ideal para quem prefere ver seus gastos em gráficos. Ela é divida em duas páginas: uma para adição de despesas em uma lista, e outra que mostra o resumo de todos os valores separados por mês. Embora simples, o documento pode oferecer um panorama mais geral do custo de vida ao longo do tempo.

8. Agenda de medicação

O Excel também pode ajudar a quem precisa tomar várias medicações em horários diferentes. Com a planilha Agenda de Medicação, o usuário pode cadastrar os remédios que devem ser tomados a cada dia da semana e registrar na medida em que forem administrados. É possível também adicionar um descritivo de posologia com frequência e quantidade restante.

9. Plano de preparo físico

A planilha de Plano de Preparo Físico auxilia no controle de perda de peso e meta de redução de medidas corporais. Além disso, é possível registrar um diário de alimentação com a dieta a ser seguida, além de um mapa de exercícios diários. O documento reúne essas informações na página principal e mostra gráficos de desempenho que ajudam a visualizar o progresso e a manter o estímulo no dia a dia.

10. Planejamento de férias

O modelo Planejador de Férias ajuda a organizar uma viagem. A planilha é separada em cinco categorias: informações pessoais, detalhes da viagem, atividade e hotel, aluguel de veículo, e emergência. Cada uma exibe tabelas bem explicadas com informações importantes para checar antes da viagem. À medida que as tarefas são realizadas, a tela inicial mostra o avanço em uma barra de progresso.

Como contar valores em células alternadas no Excel? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.