O Banco Inter é uma instituição financeira que oferece abertura de conta digital sem tarifas aos seus usuários. Por meio do aplicativo de mesmo nome, disponível para Android e iPhone (iOS), é possível solicitar a sua em poucos passos — esse é o único modo de se tornar cliente do banco, que é digital e não possui agências físicas. O diferencial do Banco Inter para outros bancos digitais, como Neon e Nubank, é o fato de o usuário não ser cobrado para realizar serviços vinculados à sua conta corrente, como transferência para outros bancos, saques em Banco24Horas e depósitos por meio de boletos, por exemplo.

O banco ainda pode ser interessante para quem deseja se beneficiar não apenas de uma conta corrente digital, mas também do uso de cartões de crédito. A taxa de juros rotativos cobrada pela operadora é uma das menores entre os bancos digitais, além de não haver anuidade para o uso do serviço. A seguir, veja as principais perguntas e respostas sobre o funcionamento da conta digital do Banco Inter. Para solicitar a sua, você deve primeiro baixar o aplicativo na página do TechTudo Downloads.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. O que é e como funciona a conta digital do Banco Inter?

A principal característica da conta digital oferecida pelo Banco Inter é sua praticidade. Por não estar vinculada à nenhuma agência física, o usuário pode criar uma em seu nome por meio do app Banco Inter, disponível para Android e iPhone (iOS). Após a abertura de uma conta corrente, o usuário poderá movimentar seu dinheiro, fazer transferências e realizar pagamentos por meio da plataforma. Por ser um serviço digital, qualquer ação ou problema relacionados à conta corrente deverão ser ser realizadas e resolvidos diretamente no app.

Entre os principais benefícios oferecidos para os usuários correntistas do Banco Inter está a ausência da cobrança de tarifas — transferências bancárias para outros bancos e saques na rede Banco24Horas são gratuitos e ilimitados. Também é possível realizar compras, pagamento de contas e transferências via QR Code por meio do app, fazer depósitos por boleto ou depósitos de cheque por meio de imagem. A plataforma oferece serviços de investimento, empréstimos, financiamentos e seguros que podem ser contratados pelo usuário. Além disso, recargas de celulares podem ser realizadas diretamente no aplicativo do Banco Inter.

2. Como abrir uma conta digital no Banco Inter?

Em poucos passos, é possível abrir uma conta corrente no Banco Inter. Basta baixar o aplicativo e estar com documentos como RG, carteira de motorista e comprovante de endereço atual em mãos. Ao entrar no app, o usuário deverá preencher seu cadastro com alguns dados pessoais. Em seguida, será necessário fotografar frente e verso dos documentos solicitados. Após confirmar sua assinatura pessoal, o cliente deverá tirar uma selfie para finalizar seu pedido de abertura de conta.

O status da conta digital deverá ser acompanhado diretamente no app e ela poderá levar até dez dias úteis para ser aprovada. Caso haja sucesso, o usuário poderá usar esse mesmo aplicativo para realizar movimentações na conta, transferências, pagamentos e outros serviços oferecidos para correntistas do Banco Inter. Também será possível solicitar um cartão de crédito vinculado à conta, que passará por outro processo de análise para que seu uso seja liberado.

3. Qual a diferença entre Inter, Neon, Nubank e outros bancos digitais?

A principal diferença entre o Inter e outros bancos digitais, como Neon e Nubank, é a ausência de tarifas para portadores da conta digital. Com o Banco Inter, usuários podem realizar transferências para outras instituições financeiras e saques na rede Banco24Horas de forma gratuita e ilimitada.

... Apesar de não haver taxas de anuidade ou mensalidades vinculadas à abertura de conta, o Neon cobra pelos serviços citados e pela emissão de boletos bancários para depósito a partir do segundo uso no mês. A NuConta, do Nubank, não cobra por TEDs para outros bancos nem por depósitos por meio de boleto, mas emite uma tarifa de R$ 6,50 por saques na rede Banco24Horas.

O diferencial no Nubank é que, ao depositar dinheiro na NuConta, o usuário pode aplicar a quantia de forma automática em um título do Tesouro Direto, que rende mais do que a poupança. Ainda que o mesmo recurso não esteja disponível para os usuários do Banco Inter, a empresa oferece opções de investimento como poupança, renda fixa, previdência e outros. Com relação ao cartão de crédito, Banco Inter, Nubank e Neon não cobram anuidades, mas se diferenciam nos juros rotativos em caso de atraso no pagamento da fatura:

  • Banco Inter: multa de 2% sobre o saldo devedor + rotativo (7,7% ao mês) + IOF;
  • Neon: multa de 2% sobre o saldo devedor + rotativo (9,9% ao mês) + IOF;
  • Nubank: multa de 2% sobre o saldo devedor + rotativo (2,75% a 14% ao mês) + IOF.

4. Se a conta digital não cobra tarifas, como o Banco Inter ganha dinheiro?

Ao oferecer uma conta digital totalmente gratuita, o Banco Inter não cobra tarifas e anuidades de seus usuários, o que pode gerar dúvidas sobre a forma que a instituição gera dinheiro. Parte da receita da empresa está no corte de gastos relacionados à manutenção de agências e funcionários, por exemplo, que são necessários em estruturas físicas.

A instituição também lucra a partir do uso dos cartões físicos e de movimentações de contas dos usuários, assim como no atraso do pagamento da fatura de cartão de crédito. Além disso, o banco oferece outros produtos, como empréstimos, crédito imobiliário e seguros, que conferem ganhos por meio de taxas e tarifas provenientes da contratação.

5. Quais são os principais recursos disponíveis na conta digital?

Além de funções tradicionais como transferências, pagamentos e depósitos, a conta digital do banco Inter oferece recursos práticos para movimentação bancária. Entre eles está o InterPag, sistema para pagar, transferir ou receber via QR Code. A função pode ser usada apenas entre correntistas do Banco Inter e facilita a transferência de dinheiro entre amigos, além de possibilitar o pagamento de compras em estabelecimentos comerciais sem o uso da maquininha. Para usar o serviço, o usuário deve acessar o aplicativo, ir até a seção "InterPag" e gerar um código QR com o valor da dívida a ser recebida. Caso seja o devedor, ele deverá usar o celular para realizar a leitura do QR Code de outra pessoa e efetuar o pagamento.

O InterPag também pode ser usado para efetuar compras em estabelecimentos sem o uso do cartão físico — dentro do app é possível visualizar uma lista de quais comércios estão credenciados a aceitar essa forma de pagamento. O sistema é similar ao Iti Itaú, produto anunciado este ano pelo Banco Itaú com o objetivo de facilitar o pagamento e o recebimento de valores entre usuários, consumidores e comerciantes.

A conta digital do Banco Inter também oferece outros tipos de serviços como solicitação de empréstimos, cartão de crédito, seguro e recargas de celular. Para contratá-los, o usuário deverá pagar as tarifas e taxas específicas de cada produto.

Cartão de crédito digital vira febre no Brasil: vale a pena ter um? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.