Quando o rel?gio e data do seu PC atrasarem ou ele perder as configura??es da BIOS, s? pode significar uma coisa: est? na hora de trocar a bateria da sua placa-m?e. Necess?ria para armazenar configura??es da BIOS, a bateria ? apenas uma pequena ?pilha? que n?o ? recarreg?vel, e de tempos em tempos precisa ser trocada. Neste tutorial, voc? ir? conferir como o processo ? simples e voc? mesmo pode fazer.

Geforce GTX 980 ganha vers?o comemorativa com clock 'monstruoso'

Aprenda a trocar a bateria da sua placa-m?e (Foto: Itair Siqueira/TechTudo)

Passo 1. O primeiro passo ? desligar o computador e deslig?-lo da energia. Por motivos de precau??o maior recomendados desligar tamb?m estabilizadores, No Breaks, M?dulos isoladores ou, no caso do PC estar conectado direto na tomada, retire a mesma do plug.

Passo 2. Desparafusar a tampa lateral e retir?-la para poder ter acesso ? placa-m?e.

Desconecte seu computador da energia e coloque-o deitado sobre uma mesa (Foto: Dario Coutinho/TechTudo)

Passo 3. Localize onde est? a bateria. Dependendo do modelo da sua placa-m?e ela pode estar em tr?s posi??es diferentes. A mais comum ? ?deitada?, sem nenhum tipo de presilha na frente. Mas h? tamb?m modelos de soquete onde a bateria est? presa com uma presilha ou ?em p??. Em ambas, basta retirar a presilha e puxar a bateria.

Localizar a bateria ? relativamente simples (Foto: Dario Coutinho/TechTudo)

Passo 4. Observe os polos da bateria e depois retire-a. Normalmente o encaixe s? funciona de um lado, para evitar que algu?m a instale de maneira errada. Se estiver muito dif?cil de retirar a bateria, use uma chave de fenda e incline-a levemente. Se a bateria ?saltar? dentro da caixa de unidade, n?o h? problema, o mecanismo ? feito com esse prop?sito.

Dicas para montar um PC Gamer compat?vel em 2015! Comente no F?rum do TechTudo.

Se o acesso a bateria estiver dif?cil, com cuidado, use uma chave de fenda para desprender a presilha e fazer a bateria "saltar" (Foto: Dario Coutinho/TechTudo)

Passo 5. Para comprar uma nova, basta levar a antiga em qualquer loja de inform?tica. Na maioria dos casos, voc? pode apenas pedir para o vendedor uma nova bateria para computado

... r, que ele ir? fornecer o modelo padr?o.
Placa-m?e sem a sua bateria (Foto: Dario Coutinho/TechTudo)

Passo 6. Fa?a a substitui??o por uma nova bateria. Coloque-a na mesma posi??o que a anterior saiu. Neste caso, colocamos de forma inclinada, encaixando por baixe dos encaixes pretos. N?o ? preciso for?ar, basta inclinar levemente que a bateria se encaixar? sozinha.

Colocar a bateria ? mais simples que retirar, basta encaixar e colocar uma leve press?o com o dedo (Foto: Dario Coutinho/TechTudo)

Passo 7. Feche a tampa lateral do gabinete. Veja se ela est? bem encaixada e prepare-se para reconectar os cabos do computador.

Fecha a tampa lateral e reconecte os cabos (Foto: Dario Coutinho/TechTudo)

Passo 8. Religue o computador e v? para as configura??es de BIOS, reconfigureo sistema e acerte o rel?gio. Na maioria dos computadores a op??o ? acess?vel logo ap?s iniciar o computador e deve ser acessada atrav?s do teclas especiais como ?DEL? ou ?F12?.

N?o esquece de reconfigurar a BIOS atrav?s do 'Bios Setup' (Foto: Dario Coutinho/TechTudo)


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.