A comunidade de entusiastas ficou ontem em choque, quando o muito popular site TechPowerUp publicou um artigo, a mencionar que pode ser possível mudar o ID das placas gráficas NVIDIA, desbloqueando mais performance… Gastando 0 euros!

Se for possível transformar uma RTX 2060 Super numa RTX 2070… Irá arriscar?

Portanto, parece que fazer ‘flash’ às placas gráficas NVIDIA é agora uma possibilidade. Afinal de contas, a equipa do TechPowerUp descobriu algumas características muito interessantes da arquitetura Turing, enquanto tentava adicionar suporte às novas ‘Super’ no seu popular software GPU-Z.

É que cada 2060 Super ou 2070 Super, está listadas nas drivers da NVIDIA com 3 id’s diferentes. (1F06, 1F42, 1F47 / 1E84, 1EC2, 1EC7). Curiosamente, a nova 2080 Super apenas utiliza um ID (1E81).

Pois bem, caso não saiba, o Device ID PCI identifica cada modelo do GPU, para permitir que o Sistema Operativo e Drivers consigam perceber afinal que placa gráfica está instalada no sistema, e como é que a comunicação irá acontecer.

A questão é que neste momento poderá ser possível ‘flashar’ uma RTX 2070 para uma RTX 2060 Super, ou uma RTX 2080 para uma RTX 2070 Super! Mas porquê!?

Na verdade, existem milhares de RTX 2070 e 2080 paradas nos armazéns das mais variadas fabricantes de placas gráficas. Por isso, poderá fazer sentido pegar no hardware já em stock, mudando assim a versão para algo mais desejado e mais recente. (Nomeadamente numa das versões Super).

A questão é que o inverso também pode ser feito… Com os consumidores a ganharem alguma performance com o processo! Em suma, uma RTX 2060 Super pode muito facilmente transformar-se numa RTX 2070! E claro, uma RTX 2070 Super, também se pode transformar numa RTX 2080.

Afinal de contas, a nova RTX 2060 Super é um pouco mais barata em relação à ‘velhinha’ RTX 2070! Por isso, se for possível ‘flashar’ a placa em casa, ganhando 10% de performance. É uma win win para o consumidor.

Resumindo e concluindo, ainda temos de perceber como é que isto irá evoluir nos próximos dias. E que ferramentas irão chegar ao mercado para proceder à transformação das placas.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Fonte


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.