Quando falamos em apps de navegação, ou seja, as que nos ajudam a encontrar o melhor caminho para qualquer lugar lembramo-nos logo do Waze e do Google Maps. De facto, estas duas aplicações são muito populares. Talvez o Maps até seja mais, uma vez que vem instalado em todos os smartphones Android. No entanto, o Waze, pelas suas características também não fica muito atrás. Mas numa altura de férias e viagens e numa altura em que precisamos tanto destas aplicações quem é o vencedor numa competição Google Maps vs Waze?

É a esta questão que vou tentar responder nas próximas linhas, juntamente com novos elementos que foram chegando a ambas as plataformas. Antes de passar à comparação propriamente dita tecnicamente, o Waze pertence à empresa Alphabet que é detida pela Google, mas que tem a capacidade de operar de forma independente. Apesar disto, existem algumas parcerias entre elas. Por exemplo, a aquisição da Waze permitiu trazer os alertas de tráfego para o Google Maps, enquanto o Waze passou a poder utilizar alguns dados da Google.

Waze vs Google Maps: Começarmos a conduzir

As duas aplicações são muito fáceis de utilizar e como tal não teremos dificuldade em começar a conduzir rapidamente para o nosso destino. Partindo do princípio que já temos o Waze e o Maps instalado e configurado no nosso dispositivo vamos ver com que rapidez podemos começar a navegar.

A utilização do Waze

Abrindo o Waze é uma questão de carregarmos na Lupa. Posteriormente temos de introduzir o local na opção É para onde. A seguir é nos dado um resumo do local ao qual nos pretendemos dirigir. Resta-nos apenas carregar em Iniciar.

Quero destacar que o Waze tem ainda a opção Mais logo em que podemos programar a hora de saída e nos é dada um expectativa do tempo que iremos levar a mais ou a menos.

Carregando em Iniciar temos a opção de escolher outra Rota ou Partilhar Rota. Vemos também uma informação rápida acerca do nosso trajeto. Se há obras, acidentes, etc.

Apesar de não usar o Waze no meu trajeto para casa, uma vez que já conheço o caminho, abro sempre a aplicação e adiciono o local de destino para verificar se ocorreu algum acidente ou outro problema que esteja a afetar a circulação. Assim, poderei ir por outro caminho mais rápido. É que na vida de blogger todos os segundos contam.

A utilização do Maps

No caso do Maps, assim que abrimos a app temos logo a opção de pesquisar na janela principal. Assim, só temos de introduzir o local para onde nos pretendemos dirigir.

Com o local escolhido surge um ecrã onde podemos obter as direções para a navegação porta-a-porta e podemos ainda partilhar ou guardar o trajeto.

No entanto temos algo muito mais completo do que o Waze e que se chama Explorar Perto.

O Explorar perto é uma espécie de guia de viagem que nos mostra o que há de mais interessante ou necessário em diversas áreas.

Assim temos a possibilidade de explorar rapidamente a área que nos rodeia em busca de restaurantes, cafés, bares, atrações, entre outras.

Quando carregamos em direcções aparece a janela onde podemos iniciar o trajeto.

Entretanto se carregarmos na opção passos e mais somos levados a uma nova janela. Aí, podemos verificar, à semelhança do Waze, como estará o trânsito nas diferentes horas a que sairmos. Isto para nos dar uma aproximação mais correta da hora de chegada.

Quando carregamos em Iniciar estamos prontos para conduzir.

À semelhança do Waze também podemos a qualquer altura optar por um trajeto alternativo.

Qual deles o melhor? 

Na prática os dois são muito semelhantes no que diz respeito ao início da navegação. Ainda assim, gosto mais do resumo do Waze. Existe ainda outra vantagem. É a opção Mais tarde de que falei à pouco.

Não é tanto por nos permitir ver o trânsito e a hora de chegada se formos sair mais tarde.

A questão é o alerta em si. Ou seja, o Waze avisa-nos quando for hora de sair.

Neste campo o Waze para mim é o vencedor.

No entanto se falarmos na condução propriamente dita há um ponto que quero destacar. 

A questão é que o Waze acaba por nos levar ao sítio certo. No entanto, as sugestões dos caminhos podem ser um pouco estranhas. Para além disso, podemos perder muito tempo precioso.

Um aspeto que aconteceu. Quando saí de um local podia ter virado à direita ou à esquerda. Se tivesse virado à esquerda (coisa que podia fazer dado existir traço descontínuo e até mesmo a indicação para virar para os dois lados) teria chegado ao local de destino em cinco minutos. O que é que o Waze fez? Mandou-me seguir pela direita, ir dar uma volta de cerca de 15 minutos, para voltar a apanhar a mesma estrada mas já como se tivesse virado à esquerda pela primeira vez. Com o Maps isto mais dificilmente acontece.

Google Maps vs Waze: a Interface

Ao nível da interface já é mais uma questão de gosto pessoal. Eu acho que o Waze está muito intuitivo e sobretudo mais simples. Isto é normal, especialmente se considerarmos que o Maps não se destina apenas a navegação. Como tal poderá ser mais complexo.

No entanto, olhando apenas para a questão da condução que é um dos objetivos deste comparativo, o Waze parece-me mais simples. Tem um design bem conseguido e mais prático que leva os utilizadores a encontrarem rapidamente aquilo que procuram.

Google Maps vs Waze: um braço de ferro nas funcionalidades

Posso dizer que ao nível das funcionalidades temos um verdadeiro braço de ferro entre as duas apps, dependendo claro da abordagem. O melhor seria juntar-se as duas numa só. Não sendo possível temos de encontrar um potencial vencedor.

Onde o Waze começava a ganhar uma clara vantagem sobre a concorrência era nas muitas funcionalidades que oferecia. Neste campo, a parte mais importante do Waze é a componente social. 

De facto era na interacção social que o Waze é diferente dos outros!

A comunidade de Wazers (os utilizadores do Waze) é realmente espetacular e estão sempre dispostos a ajudarem-se. Assim, cada pessoa tem a possibilidade de reportar trânsito, acidentes, perigos, preços de combustível, informar acerca da existência de radares ou polícia num determinado local e até conversar.

Outra possibilidade muito interessante é o SOS.

Sim é possível pedir ajuda à comunidade de wazers se estiver envolvido, por exemplo, num acidente ou em qualquer outro evento grave.

Se considera que a maioria das pessoas se limita a utilizar a app sem reportar os factos que mencionámos acima, desengane-se.

Todos os utilizadores são muito ativos e reportam ativamente as mais variadas situações.

No Maps não temos este tipo de comunidade e como tal nunca estaremos tão informados acerca das mais variadas situações. Claro que temos avisos de trânsito e outras questões, mas não é a mesma coisa.

No entanto o Maps já não fica propriamente atrás nesta questão, embora seja mais limitado. É que agora já é possível apelar a uma componente mais social. Dito isto, é possível enviarmos a informação relativa a uma colisão, radar móvel ou abrandamento.

No entanto embora mais limitado neste campo há outros pormenores em que o Maps é muito bom e que o Waze não tem.

Enquanto o Waze é uma opção excelente quando somos nós a conduzir, o Maps permite-nos explorar outras formas de deslocação. Assim, nas direcções podemos verificar o tempo que demoramos de carro, a pé, de transportes públicos ou em viaturas particulares, nomedamente, Taxi e todas as outras plataformas.

Aqui é a altura em que o Maps dá 3 a 0 à concorrência.

Uma das funcionalidades que mais gostamos é sem dúvida o comparador de viaturas privadas. Podemos ver o custo de ir para um determinado local na Uber, Kapten (confesso que não conhecia este serviço), no myTaxi e no Cabify. Isto é sem dúvida interessante porque nos pode ajudar a poupar algum dinheiro. O comparativo em algumas análises que fiz ajuda a poupar entre 3 a 4 Euros, ao revelar o melhor serviço para cada tipo de deslocação.

O feedback que fui recebendo por parte de alguns motoristas

Já usei tanto o Waze como o Maps em diversas ocasiões. Confesso que graças às questões de interacção social o Waze parece garantir uma melhor experiência. É que existem, por vezes, alguns elementos para os quais não somos alertados no Maps. Estes pormenores podem ser essenciais para garantirmos que chegamos a um determinado local de uma forma mais rápida e segura.

Claro que isto vale o que vale.

Não sei exatamente qual será mais fidedigno. Durante algum tempo foi (e na realidade para mim continua a ser) o Waze. É que o feedback da comunidade wazer é sem dúvida fundamental para nos garantir a melhor experiência de condução. No entanto, acho que vai partir de cada utilizador. É que a forma errada como lida com as inversões de marcha, por exemplo, pode fazer algumas pessoas perderem bastante tempo.

Google Maps vs Waze: Afinal qual é realmente o melhor?

Não é muito fácil escolher um vencedor. É que eles acabam por ser diferentes nas características que oferecem. Na realidade, para umas coisas o Waze é melhor. Para outras mais vale o Maps.

Em suma, se costuma andar de transportes públicos, ou recorre a serviços como a UBER ou Taxify para se deslocar e gosta de andar a pé então o Google Maps é ideal para si.

Terá toda a ajuda de que necessitar, incluindo custos de deslocação.

Agora se anda sempre com o seu automóvel e procura um sistema de navegação ultra-completo para mim o vencedor é o Waze. Na realidade esta aplicação é um alívio para qualquer condutor que não gosta de chegar atrasado e quer evitar acidentes e outros problemas na estrada. Em paralelo, ao alertá-lo para a existência de radares em determinadas zonas, ainda o ajuda a poupar dinheiro e a que faça uma condução mais consciente e com o pé menos pesado no acelerador. Entretanto o Maps também já disponibiliza algumas destas vantagens, embora de forma mais limitada. No entanto, isto deverá mudar em breve.

No entanto o Maps também tem algumas vantagens. Uma delas é o facto de poder descarregar os mapas para utilizar esta aplicação offline. Claro que isto não faria sentido no Waze cujas mais valias se baseiam numa interacção constante com toda a comunidade.

O que acha disto? Qual é o melhor para si? Waze ou Google Maps?

Leia também

Cuidado Taxistas! O Google Maps vai inspecionar as rotas!

Google Maps recebe grande novidade que vai salvar vidas!

Finalmente! Waze tem uma grande novidade que o torna perfeito!

Google Maps rouba funcionalidade ao Waze! Adivinha qual?

Google Maps: Vai ser possível saber como estão os transportes públicos!


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.