Como dissemos na l.pt em primeira mão, vários parceiros da AMD decidiram adicionar suporte ao ‘standard’ PCIe 4.0 nas suas motherboards B450 e X470 lançadas em 2018. Na lista de fabricantes, podemos incluir a ASUS e BIOSTAR.

No entanto, a AMD não achou muita piada à brincadeira… Afinal de contas, quem é que iria comprar as muito mais caras X570, se as B450 e X470 tinham suporte à sua funcionalidade mais importante?

Assim, a AMD decidiu tomar as rédeas sobre o assunto, e acabar com o suporte ao PCIe 4.0 nas motherboards de 2018!

Portanto, a última atualização AGESA, que já está neste momento a ser distribuída às fabricantes de motherboards, traz consigo a limitação do suporte ao PCIe 4.0 nas boards mais antigas. Desta maneira, se quer ter o PCIe mais avançado, vai ter de comprar uma motherboard X570.

Caso não saiba, algumas fabricantes permitiram o suporte ao novo standard, em hardware antigo. Claro que não foi suporte total, mas foi o suficiente para os utilizadores pudessem aproveitar as velocidades de transferência dos novos SSD PCIe 4.0, sem terem que investir numa nova plataforma.

Contudo, como deve imaginar, estes esforços foram de contra a estratégia da AMD, com as boards X570.

Assim, a nova atualização AGESA tem o número AM4 1.0.0.3 ABB, e deverá ser a base das novas BIOS. Além da remoção do suporte, também podemos encontrar a correcção que irá permitir voltar a jogar Destiny 2 no novo código.

Mas… Claro está… Se não joga Destiny 2, e está contente com a performance da sua máquina. Pode sempre não atualizar a BIOS da sua motherboard, e continuar a aproveitar o PCIe 4.0! Nós prometemos que não contamos nada à AMD… Afinal de contas, os SSDs com suporte a velocidades de 5GB/s já andam aí!


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Fonte

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.