A AMD anunciou no evento de lançamento dos novos processadores EPYC, que já completou o design da arquitetura de nova geração Zen 3! Além disso, anunciou que até já está a trabalhar na sua sucessora, a arquitetura Zen 4.

Caso não saiba, a arquitetura Zen 2 chegou ao mercado no dia 7 de Julho, pela mão dos novos Ryzen 3000. Que claro está, estão basicamente a tirar o ‘pão da boca à Intel’. Sendo no fundo, a primeira arquitetura x86 tendo como base o processo de fabrico de 7nm DUV da TSMC.



A arquitetura AMD Zen 3 por sua vez já vai poder contar com o próximo passo do processo de 7nm, a tecnologia EUV (Extreme Ultraviolet)

O que irá permitir aumentar as densidades de transistores e claro trazer grandes melhorias na eficiência energética dos processadores baseados no processo. Desta maneira, vamos poder assistir a uma melhoria da performance bastante significativa e ainda um aumento das frequências de relógio.

Os primeiros produtos Zen 3 deverão chegar já no próximo ano. Contudo, entretanto, a AMD já trabalha na arquitetura Zen 4.

A arquitetura Zen 4 está a ser desenhada a pensar num lançamento em 2021! Uma altura em que a TSMC já deverá ter as suas linhas de produção completamente maturadas. Assim, deverá ser possível apostar em chiplets com ainda mais núcleos, ou quem sabe, avançar para o processo de 6nm EUV.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Fonte


AMD acabou com o suporte ao PCIe 4.0 nas motherboards B450 e X470!

Como dissemos na l.pt em primeira mão, vários parceiros da AMD decidiram adicionar suporte ao ‘standard’ PCIe 4.0 nas suas motherboards B450 e X470 lançadas em 2018. Na lista de fabricantes, podemos incluir a ASUS e BIOSTAR.

No entanto, a AMD não achou muita piada à brincadeira… Afinal de contas, quem é que iria comprar as muito mais caras X570? Se as B450 e X470 tinham suporte à sua funcionalidade mais importante…

Leia o resto do artigo aqui.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.