Mais de oito milhões de usuários de celulares Android baixaram aplicativos infectados com adwares na Google Play Store. De acordo com informação divulgada pela empresa de cibersegurança Trend Micro nesta sexta-feira (16), 85 aplicações maliciosas se disfarçaram de jogos e editores de imagem para veicular anúncios e gerar lucro de forma fraudulenta. Todos os apps já foram removidos da loja.

Mistura das palavras advertising (publicidade, em inglês) e software, o termo adware se refere a aplicativos e programas criados para distribuir publicidade no dispositivo do usuário. Em geral, eles rodam em segundo plano, clicando em anúncios e gerando receita sem o consentimento da vítima. No entanto, os adwares encontrados na Play Store eram especialmente sofisticados, conforme afirmam pesquisadores da Trend Micro.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

"Não é uma família de adware comum. Além de exibir anúncios que são difíceis de fechar, ele emprega técnicas exclusivas para evitar a detecção por meio do comportamento do usuário e dos gatilhos baseados no tempo", explicou Ecular Xu, engenheiro especialista em ameaças em dispositivos móveis da Trend Micro.

Após instalados, os aplicativos falsos permaneciam inativos por cerca de meia hora, quando ocultavam seu ícone e criavam um atalho na tela inicial do usuário. Segundo os pesquisadores, a estratégia ajudava a impedir que o adware fosse excluído caso o usuário decidisse arrastar e soltar o atalho para o botão "desinstalar".

Quando o app era desbloqueado, exibia anúncios em tela cheia. "Os usuários são forçados a visualizar toda a duração do anúncio antes de poderem fechá-lo ou voltar para o aplicativo em si", disse Xu. Ele acrescentou que a frequência de exibição das propagandas podia ser configurada remotamente pelo fraudador. Com isso, seria possível driblar o intervalo padrão de cinco minutos e gerar um lucro ainda maior.

A Trend Micro divulgou uma lista com os aplicativos fraudulentos, que, em geral, eram mal avaliados na Play Store — os usuários reclamavam do "dilúvio" de anúncios pop-up. Super Selfie Camera, Cos Camera, Pop Camera e One Stroke Line Puzzle são alguns exemplos — cada um deles com cerca de um milhão de downloads.

O Google não costuma comentar a remoção de apps de sua loja oficial.

Como se proteger?

Para evitar a instalação de apps falsos que contenham códigos maliciosos, é importante sempre verificar o desenvolvedor e as avalia�

... �ões do programa na loja. Também é válido instalar um antivírus no seu smartphone, para aumentar sua proteção contra malwares e outros tipos de invasão. O TechTudo preparou uma lista com as melhores opções para Android em 2019.

Qual melhor antivírus para Android? Veja no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.