Fortnite, um dos jogos Battle Royale mais famosos do mundo, se tornou alvo de ataques hackers. As vítimas do golpe são jogadores trapaceiros que baixam aimbots, programas auxiliam o player a mirar com maior precisão. A empresa de segurança cibernética Cyren divulgou, no dia 20 de agosto, um artigo que mostra como os criminosos invadem os computadores dos jogadores com o malware chamado "Syrk". Não foram divulgados números de vítimas atingidas pelo golpe até agora.

O ransomware fica escondido entre os arquivos do cheat e sequestra os arquivos pessoais do PC do usuário. Em seguida, os criminosos exigem um pagamento em bitcoins para deletar o malware e liberar a máquina. Vale mencionar que aimbots são proibidos pela Epic Games, pois são trapaças que garantem vantagens em Fortnite. Além disso, usar cheats pode banir a conta do jogador para sempre.

O que o Syrk faz?

Uma vez instalado no PC, o vírus iniciará uma série de procedimentos. Primeiro o Syrk desabilita o Windows Defender, antivírus padrão do Windows, e o Controle de Conta do Usuário. Em seguida, ele irá encriptar os arquivos pessoais do usuário. Assim, os documentos ficarão inacessíveis de forma normal, e o jogador precisará de uma senha, ou chave, para acessá-los. Para garantir que o malware não será facilmente removido, ele bloqueia ferramentas do Windows que poderiam encerrar o processo malicioso, como o Gerenciador de Tarefas.

Após "sequestrar" os arquivos, o vírus tentará apagar as pastas Imagens, Área de Trabalho e Meus Documentos a cada duas horas. Uma mensagem aparece na tela do usuário dizendo que a única forma de recuperar os arquivos é por meio de um "resgate" em dinheiro. Em seu procedimento final, o Syrk usará um arquivo executável (.exe) para infectar os drivers USB existentes.

Como se defender do Syrk?

A primeira e mais importante medida é não baixar programas de terceiros, principalmente os voltados para trapacear em jogos online. Entretanto, caso um jogador execute o vírus no seu PC, a Cyren aponta algumas formas (em inglês) que podem salvar o jogador de perder os arquivos em seu site oficial (https://www.cyren.com/blog/articles/open-source-ransomware-targets-fortnite-users).

O problema da segurança em Fortnite

Não é a primeira vez que Fortnite enfrenta problemas de segurança. No ano passado a empresa de segurança cibernética Zerofox descobriu 53 mil scams relacionados ao game. Esses crimes são esquemas fraudulentos que buscam tirar dinheiro dos jogadores. A maioria deles foi compartilhada nas redes sociais e fóruns do jogo.

No começo deste mês os joga

... dores de Fortnite também foram assombrados por outro malware. O Baldr, um vírus que rouba informações do usuário, como números do cartão de crédito, estaria sendo distribuído em links de vídeos do YouTube.

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.