O Google Instant Apps é um serviço grátis disponível para Android que permite que o usuário teste aplicativos sem realizar o download. A função, lançada oficialmente pelo Google em 2017, mas consolidada em 2018, tem como objetivo facilitar o acesso a alguns apps sem ocupar a memória do seu smartphone, já que muitos usuários deixam de instalar os programas por falta de espaço no celular.

Vale lembrar que o Google Instant Apps não é compatível com todos os softwares da Google Play Store. A lista contém desde programas de compartilhamento de vídeos até aplicativos de notícias, mas o que atrai muitos usuários é a quantidade de jogos disponíveis: são quase 100 games que podem ser visualizados ou testados. Quer saber como ativar a ferramenta? O TechTudo separou algumas perguntas e respostas sobre o Google Instant Apps.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. O que é o Google Instant Apps?

O Google Instant Apps é uma ferramenta da Play Store disponível para o sistema Android. O serviço permite usar aplicativos sem baixá-los, de modo a não utilizar a memória do aparelho. Ao ativar o recurso, o usuário tem acesso instantâneo ao programa.

O Instant Apps não funciona como uma versão demo: quem utilizar a função poderá testar as experiências oferecidas pelos app originais. Se gostar, a pessoa poderá instalar o aplicativo quando quiser. É necessário estar conectado à Internet para fazer o teste.

2. Como faço para ativar o Google Instant Apps?

Para começar a utilizar o recurso, basta entrar na Google Play Store, tocar no menu (representado por três listras no canto superior esquerdo da tela) e procurar por "Configurações". Depois, tocar em "Google Play Instant" e ativar o serviço. Os aplicativos que funcionam com a plataforma mostram a opção "Testar agora", ao lado de "Instalar". A função está disponível para Android 6.0 ou superior e é gratuita.

3. Quais aplicativos são compatíveis com a função?

A maior parte dos programas disponíveis para teste é composta por jogos. Clash Royale, Candy Crush, Vineyard Valley e Caravan War são algumas opções compatíveis com a ferramenta. Além dos games, os aplicativos Vimeo e Buzzfeed também podem ser visualizados e testados pelos usuários.

4. Como desativar o Google Instant Apps?

Para desativar a ferramenta é só seguir o mesmo caminho da ativação. Toque no menu da Google Play Store, vá até "Configurações" e, em seguida, procure pelo "Google Instant Apps". No mesmo lugar em que que ativou, toque para parar de utilizar o serviço.

5. Quais são os benefícios do serviço?

... Além de liberar espaço no aparelho, o Google Instant Apps pode ser útil para o usuário não perder tempo baixando o aplicativo e ter acesso ao programa de forma mais rápida. Além disso, as facilidades para o consumidor podem representar algo positivo para os desenvolvedores: depois de o Vimeo se tornar compatível com o Instant Apps, o Google revelou que o app aumentou 130% no tempo médio do seu uso.

Quais são os melhores aplicativos para Android? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.