Consumidores esperam entre 3 e 5 anos para trocar de smartphone – Troca de smartphone de quantos em quantos anos? É algo que faz todos os anos? É que se por acaso é uma dessas pessoas, fique a saber que faz parte de um grupo muito restrito.

Afinal de contas, os mais recentes estudos parecem indicar que a esmagadora maioria dos utilizadores espera no mínimo 3 anos para trocar de telemóvel!



Segundo informações da Ting Mobile, que questionou cerca de 3640 consumidores, este é o resultado que as grandes fabricantes como a Samsung, Apple e Huawei não queriam ouvir…

Além desta má notícia para as grandes empresas do mercado de smartphones, o estudo também chega a áreas como as razões para troca e até a quantidade dinheiro que as pessoas estão dispostas a dar por um novo aparelho.

No fundo, não é grande novidade que os utilizadores estão agora a demorar mais tempo a trocar de telemóvel. Algo que se deve muito provavelmente ao facto do mercado estar a passar por um período de estagnação. Em que não vemos grandes funcionalidades a serem implementadas, e os aumentos de performance nada têm a ver com o passado.

Ao fim ao cabo, um smartphone topo de gama de há 2 ou 3 anos, faz exatamente o mesmo que um topo de gama novinho em folha.



Portanto, enquanto as grandes fabricantes lançam dois modelos topo de gama todos os anos. A maioria dos questionados (47%) fica com o mesmo smartphone entre 3-5 anos. Enquanto 30% apenas troca de telemóvel passados 2 anos.

Apenas 10% dos inquiridos trocaram de telemóvel passados 12 meses. E apenas 5% trocaram dentro de um período menor.

Quais são as razões que levam os consumidores a trocar de smartphone?

Em suma, 32% dos inquiridos disseram que o telemóvel já não tinha a mesma performance. Enquanto 23% disseram que o aparelho estava partido, ou foi perdido. Finalmente, 18% disseram que o seu antigo telemóvel estava desatualizado.

Num mundo em que quase todos os smartphones topo de gama ultrapassam a marca dos 1000€… O preço contínua a ser o fator mais importante!

Curiosamente, apesar das fabricantes continuarem a apostar nos aumentos de preço, para tentarem apresentar lucros cada vez maiores. Os consumidores afirmam estar muito atentos aos preços do mercado.

Assim, 42% dos inquiridos dizem ter gasto entre 150 e 400$ num novo smartphone. Enquanto apenas 3% gastaram mais de 1000$!

Isto acaba por provar, que a atual estratégia de mercado não é sustentável a longo prazo. No entanto, os smartphones dobráveis e smartphones 5G já chegam perigosamente à marca dos 2000€…


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Fonte


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.