A mensagem "Acesso Negado" pode aparecer no Windows quando o usuário deseja realizar alterações, salvar ou excluir arquivos, e até após atualizar o sistema. O erro é resultado de permissões no sistema de arquivos NTFS que o Windows usa como padrão para arquivos. Esses problemas possuem resoluções simples e, em alguns casos, mais complexas que demandam ações com dados de administrador do computador.

Porém, a maioria pode ser resolvida sem dificuldades com procedimentos rápidos nas configurações para propriedades e segurança de uma pasta. Para ajudar nossos leitores, preparamos uma lista de configurações que podem resolver os principais erros em pastas do Windows.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Permissões do administrador

É comum que problemas com acessos em pastas estejam relacionados as permissões definidas pelo usuário administrador do computador. Só uma conta de administrador pode realizar alterações em pastas de diretórios de outros usuários do PC. Ou seja, caso a mensagem de acesso negado seja exibida e você esteja logado em uma conta comum ou de convidado, é preciso inserir usuário e senha da conta de administrador para informar ao sistema que tem permissão para realizar as modificações no arquivo em questão.

Corrigir erros de acesso negado

A resolução natural para o acesso negado está nas configurações de propriedade de uma pasta. Se ela foi criada pelo administrador do computador, apenas ele poderá realizar alterações. Porém, é possível resolver o problema alterando a propriedade do documento.

Tenha cuidado com esse tipo de modificação. Pasta gerenciadas pelo sistema não devem ter suas propriedades alteradas por conter arquivos importantes para o funcionamento do computador.

Passo 1. Assinale o arquivo ou pasta com o botão direito do mouse e acesse a opção "Propriedades";

Passo 2. Na aba "Segurança", selecione a opção "Avançadas";

Passo 3. Em "Proprietário", pressione o botão "Alterar";

Passo 4. Será necessário fornecer a senha de acesso do administrador do computador para prosseguir;

Passo 5. Digite o seu nome de usuário no computador e pressione o botão "Verificar nomes", como na imagem abaixo;

Passo 6. Se você digitou o nome correto, o sistema encontrará seus dados e preencherá o campo com a descrição da conta. Para confirmar a alteração, assinale o botão "Ok";

Passo 7. Caso queira aplicar a alteração a outras pastas ou arquivo dentro da pasta que está editando, acesse a opção "Desabilita herança". Para finalizar, confirme com "Ok".

Revise as permissões da pasta

O sistema fornece um recurso que permite revisar as permissões de uma pasta. Caso o problema não seja resolvido usando a alteração de propriedade, essa ação pode funcionar.

Passo 1. Nas propriedades da pasta, acesse novamente a opção "Segurança". Nesse momento, pressione o botão "Editar";

Passo 2. Informe a senha de administrador do computador para continuar o procedimento;

Passo 3. Selecione em "Nome de grupo ou de usuário" a sua conta. Em seguida, assinale a opção "Controle total" e pressione "Aplicar".

Verifique as configurações do Antivírus

O antivírus de seu computador pode estar dificultando o acessos a pastas e arquivos em sua conta. Confira a

... s configurações do software para saber se há alguma proteção para arquivos ou alguma configuração semelhante. Caso encontre, desabilite esse recurso e tente realizar as alterações na pasta.

Se não funcionar, tente desabilitar temporariamente o antivírus e tente acessar ou modificar a pasta ou os arquivos novamente. Lembre-se de ativar o antivírus ao final do procedimento para não deixar o PC vulnerável.

Verifique a criptografia de arquivos

O acesso a uma pasta pode ser negado devido ao seu conteúdo ser criptografado. Ou seja, apenas o usuário que realizou a criptografia e possui uma senha de acesso poderá acessar essa pasta. Esse recurso é oferecido em versões profissionais do Windows. Se você possui essa versão do sistema, acesse as propriedades do arquivo e, na aba "Geral", escolha a opção "Criptografar o conteúdo para proteger os dados". Ação irá bloquear para outros usuários do sistema tudo que está dentro da pasta.

Esse tipo de medida de segurança é transparente e o proprietário nunca perceberá que a criptografia está ativa em uma pasta. Porém, se a conta não possuir o certificado usado no procedimento, o Windows negará o acesso. Apenas quem adicionou o elemento de segurança poderá retirá-lo.

Outras alternativas para solucionar o acesso negado

Desabilitar o Controle de Conta de Usuário é uma solução pouco usual mas que, em alguns casos, pode reverter o problema. Para realizar o procedimento, digite o termo UAC na busca do Windows e selecione a opção "Alterar Configurações do Controle de Conta e Usuário". Em seguida, arraste o controle deslizante até o fim e confirme "OK".

Feito isso, tente realizar novamente as etapas acima para assumir a propriedade da pasta.

Corrigir o Acesso à Pasta de Destino Negado

A mensagem "Acesso à Pasta de Destino Negado" é um problema mais específico, mas que pode acontecer. Na maioria das vezes, a correção é usar os mesmos métodos listados acima. Além disso, tente também verificar permissões na pasta de origem.

Os procedimentos acima podem garantir que o problema de acesso negado a pastas e arquivos de seu computador seja solucionado. Para evitar esse problema, procure ser o administrador do computador ou ter as mesmas permissões que esse usuários em pastas e arquivos que são de uso compartilhado. Lembre-se de nunca alterar permissões em pastas que são gerenciadas pelo Windows para evitar problemas com o funcionamento do sistema.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.