Transformar um monitor em TV é uma boa alternativa para quem precisa economizar dinheiro. Com a tecnologia atual, grande parte dos monitores que estão à venda no Brasil contam com entradas HDMI, VGA e USB, que podem garantir a comunicação destes aparelhos com outros dispositivos. Além disso, aparelhos baratos como o Chromecast e Apple TV podem que deixar o seu monitor com as funções de uma TV, por conexão via Bluetooth.

Para facilitar a vida do usuário, o TechTudo preparou um tutorial que mostra como usar um monitor de computador comum como receptor de sinal de TV. Vale ressaltar que as dicas também valem para que o usuário use outro aparelho para exibição de conteúdos on demand.

Você tem os itens necessários?

O monitor pode receber sinal de um decodificador de TV por assinatura, receptor de antena parabólica, conversor de sinal digital externo e outros aparelhos via cabo HDMI.

Para esse exemplo, utilizaremos uma Apple TV de segunda geração, um sistema de som Home Theater e um monitor Dell P2219H com resolução Full HD. Tenha também os cabos necessários em mãos - o que vai depender do tipo de aparelho que deseja conectar e das entradas disponíveis em seu monitor.

Características de vídeo do monitor

O uso de cabos HDMI impossibilita que monitores muitos antigos sejam usados como TV. Outro ponto importante está na qualidade de imagem do dispositivo. Para ter uma imagem de qualidade, o usuário deve preferir usar um monitor que exiba imagens no padrão HD (720p). É importante consultar o manual de sua tela para conhecer as possibilidades de conexões suportadas.

Usando o monitor para receber sinais de decodificadores e outros aparelhos

Passo 1. Ligue o cabo HDMI de seu receptor de TV na entrada correspondente na parte traseira de seu monitor;

Passo 2. Use o menu do monitor para escolher a entrada HDMI onde conectou o dispositivo de TV;

Passo 3. É possível conectar um sistema de som nas saídas de áudio disponíveis no monitor. O usuário também pode usar sistemas que enviam o sinal por cabo USB. Vale ressaltar que este tipo de conexão só funciona se o monitor suportar o uso de USB;

Limitações do procedimento

Mesmo com a possibilidade de ser usado como uma TV, um monitor comum tem recursos mais limitados do que um televisor. Esta adaptação pode facilitar a vida do usuário, mas alguns itens que não estão inclusos nos monitores podem fazer falta. É o caso do controle remoto, por exemplo. Mesmo que o usuário use o monitor conectado ao Chromecast, por exemplo, só será possível acessar as opções de menu do monitor pelos botões físicos do aparelho.

Outra ponto que deve ser levado em consi

... deração é a resolução do monitor. Por ser um aparelho mais simples, ele não oferece telas em Full HD ou em resolução 4K, por exemplo. Sendo assim, o usuário precisa estudar bem a adaptação que pode ser feita. Além disso, as possibilidades para gerenciamento de cores, definições padrões para controle de áudio e a falta de um sistema operacional smart também são fatores que podem pesar na escolha.

Qual é o melhor monitor para jogos? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.