A ansiedade é um problema comum no Brasil. Segundo a Organização Mundial da Saúde, 18,2 milhões de brasileiros foram diagnosticados com transtornos de ansiedade em 2015. Alguns jogos para celulares Android e iPhone (iOS), como Pigment e I Love Hue, buscam acalmar seus usuários e podem ajudar quem sofre de ansiedade. Pensando nisso, o TechTudo selecionou cinco games gratuitos para baixar em smartphones que podem te ajudar a acalmar e até fazer dormir melhor.

Antes da lista, no entanto, é importante lembrar que esses jogos buscam controlar a ansiedade, mas não necessariamente resolvem o problema. A ansiedade é considerada um transtorno de saúde mental. Portanto, caso você tenha sintomas, é importante consultar um médico.

Pigment

Colorir é considerada uma tarefa relaxante e pode ser encontrada em jogos para celular. O Pigment é um jogo gratuito lançado em 2016 para Android e iPhone (iOS) que coloca o usuário para pintar diversos desenhos. São disponibilizadas mais de quatro mil páginas para pintar, além de opções variadas de pincéis e texturas para personalizar os desenhos. O jogo permite colorir com os dedos, com canetas especializadas e também com o comando “tap-to-fill” (“aperte para preencher”, em tradução livre).

My Oasis - Tap Sky Island

A proposta de My Oasis - Tap Sky Island, lançado gratuitamente em 2017 para Android e iOS, é criar e administrar o seu próprio oásis e fazer você relaxar. Com gráficos amigáveis e controles simples, o jogador pode facilmente acrescentar novas plantas, flores e animais ao ambiente. Tudo isso é acompanhado por uma trilha sonora tranquilizante.

O jogo promete ajudar a aliviar o estresse por não exigir muito do usuário, que pode, inclusive, desenvolver a ilha sem que nenhum comando precise ser feito. Todas as imagens e músicas são relaxantes, o que busca ajudar a tranquilizar e até mesmo melhorar a qualidade do sono do jogador.

Como montar um PC gamer que rode jogos em 4K ou ultra acima de 60 fps? Confira no Fórum TechTudo

Rootd

Rootd não é exatamente um jogo, mas um aplicativo que ajuda a aliviar ansiedade e ataques de pânico. Porém, o app usa de elementos da “gamificação”, ou seja, que remetam à experiência de um jogo. Existem aulas e exercícios para controle de respiração e de meditação. O aplicativo acompanha todo o seu progresso, mostrando os efeitos a curto e longo prazo, além de incluir uma linha de emergência. É gratuito e disponível para Android e iOS.

Viridi

Plantas suculentas são uma boa opção para quem procura relaxar com jardinagem. Viridi reúne esses tipos de plantas em um game para celular: o jogador escolhe o vaso e em seguida as mudas que quer plantar. É preciso cuidar das plantinhas periodicamente, mas o jogo tem uma atmosfera relaxante que busca controlar a ansiedade. O título foi lançado em 2015, é gratuito e está disponível para Android, iOS e para PC (via Steam).

I Love Hue

Jogos de quebra-cabeça podem ser muito desafiadores a ponto de, em alguns casos, não servirem para acalmar. I

... Love Hue, no entanto, é um puzzle muito relaxante e que trabalha com o minimalismo, funcionando no controle da ansiedade. O jogo se estabelece em quatro pilares: cor, harmonia, percepção e seriedade. O objetivo é montar sequências harmoniosas de cores. É gratuito e disponível para Android e iOS.

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.