Pesquisadores da Universidade de Zurique, na Su??a, desenvolvem um inovador sistema de controle de voo para drones que pode acabar com acidentes que envolvam os pequenos rob?s. A ideia ? acoplar uma s?rie de sensores e sistemas para monitorar a opera??o dos rob?s voadores, evitando riscos de acidentes. Atrav?s de leitura do ambiente em que a m?quina est?, o sistema pode se preparar para perdas de sinal de GPS e garantir que o voo continue em seguran?a.

Novo drone Phantom tem duas vers?es e filma em 4K; conhe?a

Com sensores e c?mera, drone consegue interpretar o ambiente e suas condi??es (Foto: Divulga??o/Universidade de Zurique)

Um dos grandes problemas para quem usa drones que navegam via GPS, e para empresas que buscam desenvolver sistemas de entrega automatizados, ? a perda de sinal em determinadas situa??es. Numa ?rea de sombra, o drone perde a localiza??o e se o hiato de conectividade com o GPS for longo o suficiente, ele pode cair e acabar perdido.

Drones que entregam encomendas pode dar certo? Opine no F?rum do TechTudo.

O sistema desenvolvido pelos cientistas su??os busca resolver esse problema. Acoplando um microprocessador, uma c?mera, um sensor de in?rcia e um sensor de dist?ncias, o sistema criado na universidade permite que o drone, em caso de perda do sinal de GPS, calcule sua dist?ncia para poss?veis obst?culos e mantenha o voo est?vel at? que a conex?o seja recuperada. Mais do que monitorar o voo constantemente em busca de marcos no terreno, a c?mera cria um mapa 3D do solo, identificando pontos planos e ?ngremes para que o sistema tenha dados o suficiente na hora de escolher poss?veis pontos de pouso.

Tecnologia su??a permite que voo seja seguro, mesmo em lugares estreitos e com baixa leitura de GPS (Foto: Divulga??o/Universidade de Zurique)

Em situa??es mais complicadas, em que o sistema detecta que o equipamento est? em queda, ou em lugar com vento forte, a c?mera trabalha para localizar pontos de refer?ncia no entorno. A informa??o ? combinada com as leituras dos outros sensores para que o drone possa retomar o voo em seguran?a. Nos casos em que a retomada do voo ? imposs?vel, a tecnologia assume o controle para dar in?cio a um procedimento de pouso em seguran?a.

Em desenvolvimento, ainda n?o se sabe quando esse tipo de recurso estar? dispon?vel para o me

... rcado. Contudo, o sistema parece bastante evolu?do, j? que ? capaz de controlar drones em situa??es de risco mesmo em corredores estreitos.

No v?deo abaixo, repare que ? poss?vel arremessar o drone ao ar e, instantaneamente, o sistema toma controle do voo, impedindo uma queda. Segundo os pesquisadores, n?o importa o estado inicial do drone, o equipamento sempre ter? tempo para control?-lo.?

Via Universidade de Zurique e Gizmag



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.