Depois de muitas versões beta nos últimos meses, a versão mais recente do Android foi finalmente lançada ontem. Depois de ter afastado as sobremesas e as letras, a Google decidiu chamar-lhe simplesmente Android 10. Como não é de estranhar a nova versão vem com diversas melhorias ao nível do desempenho e sobretudo muitas funcionalidades. Já hoje falámos na Leak das maravilhas que o Android 10 faz pelo OnePlus 7 Pro. Agora há mais novidades.

Android 10 tem novidades para o smartphone não avariar!

A primeira é a deteção de “contaminação”. Ou seja, uma funcionalidade que desativa a porta USB do smartphone quando líquidos ou detritos são detetados dentro da mesma. Isto não é propriamente uma grande novidade para a Samsung que já tinha esta função nos seus dispositivos. Seja como for, o Android 10 mostra automaticamente uma notificação se alguma substância for detectada na porta, informando que a mesma será ativada novamente quando for considerada segura. Entretanto, também tem a opção de ativar manualmente a porta, caso um falso positivo seja detetado ou após a limpeza. Isto a Samsung não faz.

Essa funcionalidade é anunciada como uma forma de melhorar a relação do utilizador com  o Android 10, embora a descrição seja vaga nos pormenores técnicos. Como referi, algumas empresas, como Samsung e Apple, oferecem funcionalidades semelhante há anos. Dito isto, é bom finalmente ver o Android “normal” a tê-la também.

Entretanto como há dependências de hardware não sabemos ao certo com que dispositivos vai funcionar. É que são necessários sensores especializados de humidade. No entanto, como esta é uma das funcionalidades principais do Android 10, a maioria dos novos equipamentos deverão suportar esta novidade.

Outra nova funcionalidade, novamente referente à porta USB, é a proteção contra sobreaquecimento. Se o sistema detectar uma temperatura anormalmente alta na porta, será aconselhável desligar o cabo de carregamento ou qualquer acessório até que a temperatura volte ao normal. A equipa do XDA pesquisou o código do Android 10 e descobriu que o sistema considera que o dispositivo está em “estado crítico” quando a porta atinge os 60°. Já quando chega aos 65 é classificado como estado de “emergência”.

Fonte


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.