A Apple rebateu as informações divulgadas pelo Google no último dia 29, em que pesquisadores detectaram 14 falhas graves no iPhone (iOS) que vinham sendo exploradas por criminosos. Em nota oficial, a empresa da maçã disse que a postagem original "alimenta medo" e "passa a falsa expressão de exploração em massa para monitorar as atividades privadas de populações inteiras em tempo real", e que "este nunca foi o caso".

A pesquisa divulgada pelo Project Zero do Google mostrou uma brecha na segurança do iPhone — nela, sites maliciosos eram usados para instalar malwares em dispositivos que rodassem as versões 10, 11 e 12 do iOS. Com isso, hackers poderiam ter acesso aos dados do usuário, inclusive a conversas criptografadas em mensageiros como WhatsApp e iMessage.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

"Primeiro, o ataque era extremamente específico, e não uma larga exposição dos iPhones "em massa", conforme descrito. O ataque afetou menos de uma dúzia de sites que se concentram no conteúdo relacionado à comunidade Uigure [povo de origem turcomena que habita a Ásia Central]. Independentemente da escala do ataque, levamos a segurança de todos os usuários extremamente a sério", diz parte do texto publicado no site oficial da Apple.

A referência ao povo Uigure foi mencionada por fontes do site TechCrunch no último dia 31. De acordo com a publicação, os sites maliciosos faziam parte de um ataque apoiado provavelmente pelo governo chinês, tendo como alvo a comunidade citada. A Apple também disse que já estava corrigindo os bugs quando foi procurada pelo Google, e que a versão 12.1.4 do iOS consertou as falhas em fevereiro.

Além de dizer que o Google "alimenta medo", a fabricante do iPhone diverge sobre alguns dados apresentados no relatório original, já que "todas as evidências indicam que esses ataques ao site só foram possíveis por um breve período, aproximadamente dois meses, e não 'dois anos', como o Google implica". A empresa diz ainda que "a segurança do iOS é

... incomparável" e que o tema é "uma jornada sem fim".

iOS realmente vale a pena ou é status? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.