Já imaginou uma smart TV que "desaparece" do ambiente? É o que a LG Signature OLED R propõe: como em um passe de mágica, a televisão enrolável pode sumir da sala. Sua tela 4K de 65 polegadas fica escondida dentro de um móvel e consegue reaparecer com o toque de um botão. Além disso, o aparelho conta com alto-falante Dolby Atmos de 100 W e sistema webOS com Google Assistente e Amazon Alexa.

A fabricante sul-coreana apresentou o modelo pela primeira vez durante a CES 2019, no começo do ano, porém o TechTudo esteve de frente com a OLED R na IFA 2019, feira de Berlim que ocorreu esta semana, e contou todas as impressões sobre ela a seguir. Vale lembrar que não há previsão de preço ou de lançamento no Brasil.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A base, além de abrigar o display, também acopla o sistema de som 4.2 Atmos. Quando a TV está enrolada, é possível ver somente o móvel discreto e preto (única cor disponível), que é apenas um pouco maior do que os 165,1 cm do televisor. As entradas e saídas de cabos ficam embutidas na parte traseira. Há portas HDMI 2.1, que suportam reprodução no formato 4K120, e também compatibilidade a conteúdos HFR quando ele estiver disponível no futuro.

Segundo a fabricante, a televisão pode sumir e aparecer cerca de 50 mil vezes – isso significa que a sua vida útil é de 34 anos caso você a desligue e ligue duas vezes por dia. Ao ligar a TV, na prática, um pequeno suporte superior desliza para trás e o display desenrola verticalmente. Mesmo com o barulho da feira, foi possível perceber que a LG Signature OLED R enrola e desenrola de forma silenciosa.

O aparelho pode ser usado de três formas diferentes: zero view, full view e line view. No primeiro modo, a televisão é enrolada e totalmente escondida dentro da base, com o objetivo de que ela não interfira no visual do ambiente. Já na modalidade full view, o usuário pode manter o aparelho totalmente exposto, como uma televisão normal. O line view, por outro lado, permite deixar somente uma pequena parte da smart TV desenrolada, exibindo informações sobre o tempo, reproduzindo músicas e mostrando efeitos visuais, como chuva e estrelas, por exemplo.

Na prática, quando você liga a TV, uma pequena parte da superfície superior desliza para trás e a tela se desenrola na posição vertical em cerca de 10 segundos. De frente para o display totalmente aberto, você dá de cara com uma telona 4K HDR OLED. As imagens de demonstração eram totalmente impressionantes e com qualidade de cinema. É praticamente impossível de colocar defeito no conjunto de cores, níveis de preto, contraste e brilho. Em volta do aparelho, a multidão presente na feira se aglomerava para ver mais de perto o show acontecer. É evidente que seriam necessários testes mais completos e em condições variadas de imagens e luzes de ambiente – mas, a princípio, o modelo parece entregar o que propõe.

Um dos responsáveis pela mágica é o Alpha a9, processador inteligente da LG, que conta com algoritmo de aprendizado para fornecer imagens realistas de acordo com a detecção de luz do ambiente. Isso quer dizer que a televisão promete reconhecer a iluminação do dia ou da noite, por exemplo, para aumentar ou diminuir o brilho do conteúdo na tela.

No quesito de qualidade de som, a LG adota o novo modo AI Sound que tem promessa de aprimorar o desempenho do áudio. Não foi possível testar a qualidade de som dos alto-falantes na ocasião. Apesar disso, vale ressaltar que o aparelho é compatível com a tecnologia "de cinema" Dolby Atmos.

Por fim, o produto é equipado com o sistema operacional WebOS 4.5, da LG. O controle remoto conta com botão para acessar a assistente virtual Amazon Alexa por meio de um toque

... e, assim, dar comandos de voz para o aparelho. Além disso, há a possibilidade de também usar a Google Assistente ou a própria plataforma inteligente ThinQ da fabricante.

A pergunta que não quer calar é: por que o consumidor iria comprar uma TV enrolável? Segundo a LG, podem existir usuários que procuram uma tela grande para assistir a filmes em casa, sem que o aparelho grandalhão ocupe muito espaço no ambiente. É importante lembrar que outras fabricantes, como a Samsung, oferecem soluções com a mesma proposta, mas com soluções diferentes – a smart TV The Frame, por exemplo, "imita" as cores da parede para sumir ou parecer um quadro.

*A jornalista viajou para a Alemanha a convite da Intel

Smart TV: qual devo comprar? Veja dicas no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.