De acordo com as informações que circulam na Internet, alguém dentro da Google disse à agência Reuters que a Huawei não vai poder utilizar os serviços da Google no novo Mate 30. A confirmar-se a Huawei tem de arranjar alternativa que pode passar por um novo sistema operativo. Apesar deste fabricante ter lançado o HarmonyOS em Agosto, afirmou que para já não o iria utilizar em smartphones. Assim a grande possibilidade pode ser uma versão open-source do Android, semelhante à que a Amazon utiliza nos seus tablets da gama Fire. No entanto, também podia escolher outro sistema como o Sailfish. No entanto, as funcionalidades de segurança deste SO ainda estão muito distantes do Android. Lembramos que o Sailfish é baseado no MeeGo OS que foi utilizado pelo Nokia N9 em 2011. E o que se passa com o Gmail para a Huawei?

É o fim do Gmail para a Huawei? Talvez, mas já há uma alternativa!

Olhando para isto ainda não se sabe ao certo o que vai acontecer, embora como referi um sistema baseado em Android seja o mais provável. Seja como for, o impedimento de usar os serviços da Google significa que nada de Google Maps, Gmail, YouTube, PlayStore, entre outras.

Para o Gmail parece já haver solução. Uma possível solução passa pelo ProtonMail. De acordo com um post no blog do próprio ProtonMail, a Huawei tem vindo a falar com este fabricante para incluir este serviço de email encriptado nas versões futuras dos seus smartphones. Dito isto, esta aplicação de email pode estar disponível na loja de aplicação da Huawei AppGallery. No entanto, no post não se fica a saber se isto vai realmente acocntecer ou não.

Atualmente, o ProtonMail é está disponível para os utilizadores iOS e Android, e existe também uma versão na Internet para desktops e PCs. Possui encriptação ponta a ponta, o que significa que a empresa não pode ler as mensagens que enviar ou receber. Entretanto, o site da empresa também promove a segurança física de sua infraestrutura, observando que “reside no data center mais seguro da Europa, 1000 metros abaixo de rocha sólida”.

No post que referimos acima a ProtonMail ainda afirma que a Google não respeita a privacidade dos utilizadores e uma app gratuita como o Gmail ganha muito dinheiro a vender os dados de utilizadores a anunciantes.


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.