A NVIDIA parece estar mesmo com receio daquilo que a AMD tem bem guardado na sua manga. Afinal de contas, segundo os mais recentes rumores, a gigante das placas gráficas está a preparar-se para lançar duas novas GeForce GTX 16.

Portanto, há algumas semanas ficámos a saber que a NVIDIA já está pronta a lançar uma nova GeForce GTX 1650 Ti para atacar a gama de preços ~150€. Contudo, agora ficámos também a saber, que existe uma GTX 1660 Super a caminho.

NVIDIA GeForce GTX 1660 Super a caminho com memória GDDR6!



Curiosamente, a gama de placas ‘Super’ é ainda um exclusivo das placas GeForce RTX. No entanto, com o sucesso desse lançamento, a NVIDIA ficou tentada a levar esta ideia para as gamas mais baixas.

Especialmente agora, que a AMD começa a ameaçar o seu domínio de mercado com a muito recente arquitetura Navi.

Assim, em termos de especificações, a NVIDIA GeForce GTX 1660 Super vai utilizar o GPU TU116-300. Ou seja, exatamente o mesmo que já dá vida à atual GTX 1660. Aliás, as especificações técnicas do chip vão ser exatamente as mesmas com 1408 núcleos CUDA, 80 TMUs e 48 ROPs.

No entanto, é provável que as frequências sejam um pouco mais altas… E claro, vamos também poder trocar a ‘velhinha’ memória GDDR5 pela mais recente e mais rápida GDDR6. Dito isto, a nova placa deverá contar com um bus de 192-bit, conseguindo uma largura de banda de 336 GB/s.

O que curiosamente, poderá querer dizer que a nova GTX 1660 Super vai conseguir uma performance muito similar à atual GTX 1660 Ti, ao mesmo tempo que irá ser um pouco mais barata. (Afinal, vai ter de ficar entre a GTX 1660 e GTX 1660 Ti). Por isso, é seguro esperar um preço de ~250€ para esta placa.

AMD vs NVIDIA – Parece que vamos poder dar as boas vindas às guerras de preço no mercado de placas gráficas!

É bem provável que esta placa chegue ao mercado apenas e só para anular a ameaça das novas AMD Radeon Navi 14. Que têm como objetivo tirar o pão da boca à NVIDIA, nas gamas médias e baixas do mercado.

Por isso, podem desde já esperar uma boa luta de preços entre as duas gigantes do mercado. Onde apenas irá existir um vencedor… O consumidor.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Fonte

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.