A TIM começou a oferecer, nesta semana, a habilitação de linhas no formato eSIM para iPhone XR, XS e XS Max. O recurso dispensa o cartão físico e permite cadastrar um segundo número digitalmente, liberando a função dual-chip no aparelho. Apesar de a tecnologia também estar presente no Apple Watch e no Galaxy Watch, da Samsung, a operadora irá oferecer o serviço exclusivamente para os celulares da Apple.

A operadora comercializa o eSIM em formato de QR Code em lojas físicas em 20 estados e no Distrito Federal – a lista completa de estabelecimentos pode ser consultada no site oficial. Entre as maiores empresas de telefonia do país, apenas a Oi ainda não oferece o serviço, já que Claro e Vivo disponibilizam o chip virtual desde o primeiro semestre de 2019.

O cliente que deseja ativar uma linha TIM no formato eSIM deve se dirigir a uma loja da operadora e adquirir o produto no formato de QR Code. De posse do código, o usuário deve acessar o app Ajustes no iPhone para completar o cadastro: basta ir ao menu "Celular > Adicionar plano Celular", e seguir os passos na tela.

O procedimento envia informações relativas à linha diretamente para um chip interno na placa-mãe responsável por fazer a comunicação do smartphone com as torres de telefonia. Segundo a operadora, o celular habilitado com eSIM não pode ser desconectado da internet em caso de furto ou roubo, além de impedir a alteração para uma nova linha com o objetivo de dificultar o repasse do aparelho.

O que é eSIM

A tecnologia eSIM (embedded SIM) permite habilitar linhas em um chip interno do dispositivo, seja ele um celular ou um relógio. No iPhone, o recurso libera a função dual-chip: um número fica gravado digitalmente e outro no formato padrão de chip SIM físico. É possível definir uma linha principal para ligações e SMS, enquanto a outra serve apenas para acesso à Internet, ou vice-versa.

O eSIM tem a promessa de simplificar a ativação de cel

... ulares, já que evita a troca manual de chip. A tecnologia requer apenas uma configuração nos ajustes do iOS para incluir um número de telefone, seja ele corporativo ou pessoal. Todo trabalho pode ser feito por meio de um QR Code ou app oficial, ambos fornecidos pela empresa de telefonia.

Via TIM



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.