Mais um ano, mais uma vaga de simuladores de futebol, onde claro está, temos de destacar o PES 2020 e FIFA 20. Afinal de contas, a rivalidade já é muito antiga, mas em boa verdade, parece que nunca esteve tão acesa como agora, com a Konami a apostar forte e feio no seu famoso jogo, conseguindo até roubar muitas das licenças que antigamente poderíamos encontrar no FIFA da Electronic Arts (EA Sports)

Neste novo PES 2020, podemos encontrar uma série de mudanças! Algumas a nível estético, enquanto outras têm um impacto sério na jogabilidade (E ainda bem)



É provável que quando for comprar o seu simulador de futebol para o fim de 2019 e início de 2020. Seja um pouco como eu, e pense que vai simplesmente oferecer dinheiro ao estúdio, pelo mesmo exato jogo que já tem em casa.

No entanto, verdade seja dita, este PES traz muitas novidades, que o retiram do campo das atualizações iterativas. Oferecendo uma experiência extremamente mais polida, em relação ao que podíamos encontrar noutros anos. Especialmente na parte gráfica, com a Konami a dar muito ênfase ao realismo do aspeto dos jogadores mais famosos, onde temos claramente de destacar Cristiano Ronaldo e Lionel Messi.

Além disso, toda a interface é agora bem mais simples, e por isso mesmo, também muito mais intuitiva.

(Análise PES 2020 – Gráficos) No relvado, os jogadores estão cada vez mais parecidos com o que podemos ver num estádio ou numa transmissão televisiva! 

O jogo está muito melhor, naquilo que parece ser um refinar da antiga fórmula PES, ao mesmo tempo que o estúdio assumiu vários erros que têm sido apontados ao longo dos lançamentos.

Como deve saber, Pro Evolution Soccer tenta sempre ser a escolha indicada se quer jogar um verdadeiro simulador de futebol. Contudo, existem sempre vários defeitos no produto final, como um motor gráfico incapaz de cumprir o que foi prometido, ou uma jogabilidade que fica aquém do seu rival direto FIFA.

Em suma, na minha opinião, estas preocupações fazem parte do passado! Ou seja, chegámos a um ponto, em que gostar mais de PES ou FIFA é apenas dependente da sua opinião pessoal. Visto que cada jogo tem o seu objetivo, de forma a abranger o máximo número de fãs da modalidade.

Em suma, temos aqui um título que se sente como um jogo de futebol, permitindo que consiga mostrar todo o seu estilo de jogo, ao mesmo tempo que estuda o estilo do seu oponente. Jogar à Mourinho a defender com o autocarro à frente da baliza, ou praticar um jogo realmente bonito como o Manchester City de Pepe Guardiola? A escolha é sua.

(Análise PES 2020 – Jogabilidade) O jogo chegou a um nível completamente novo, que é sobretudo entusiasmante

O jogo permite ao jogador escolher que tipo de passe quer fazer à medida que sobe no terreno. Um pouco à Zidane ou Luís Figo, capazes de fazer um passe a rasgar toda a defesa opositora, depois de estudar bem o terreno e posições dos jogadores rivais.

Algo que apenas é possível, graças às muitas melhorias no IA dos seus companheiros de equipa. Contudo, nem tudo é bom neste campo! Visto que é possível fazer passes a ‘rasgar’ várias vezes, quando os seus colegas começam a fazer um sprint já com essa ideia em mente. Mas… Se por acaso quiser jogar de forma mais calma, é provável que o seu colega de equipa continue a correr que nem um Marega desta vida. O que poderá causar algumas dificuldades, se quiser passar a bola, para tirar alguma pressão do seu meio campo.

Na defesa também existem alguns problemas, especialmente se o seu oponente tiver alguma habilidade por detrás do comando. Vai sentir muitas vezes, que os seus companheiros de equipa, o abandonaram à sua sorte. (Contudo, pode remediar isto, com algumas táticas modificadas)

Análise PES 2020 – Então e o resto?

A jogabilidade é realmente o ponto mais positivo do PES 2020. No entanto, as melhorias não ficam por aqui, visto que temos muitas novidades.

Portanto, além de tudo o que já disse, temos uma nova câmera chamada de ‘Stadium’, que irá oferecer uma maneira bem mais dinâmica de seguir a bola. Posteriormente temos o Master League Remastered (O modo Carreira de PES), que finalmente traz um sistema de transferências melhorado e capaz de convencer os jogadores. (A Konami decidiu usar valores reais, em vez de deixar esta missão para o sistema aleatório do passado)

O modo online mudou de nome para ‘eFootball’, o que caí em linha com o novo nome oficial de PES 2020. Contudo, a única mudança significativa é o ‘Matchday’, que é no fundo uma versão muito similar do Match Day Live do FIFA.

Conclusão

Em suma, se quer um simulador a sério de futebol, o PES 2020 vai encher-lhe as suas medidas. No entanto, se por acaso os seus amigos preferirem FIFA, e gosta de jogar online, talvez seja boa ideia esperar pelo que a EA Sports vai oferecer.

Classificação: 8/10

Se quiser saber mais acerca do jogo, clique aqui.


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.