Apesar da Sony ainda não ter feito marcado presença num evento para falar apenas e só da PlayStation 5. Já sabemos muita coisa acerca da consola, especialmente acerca das especificações técnicas da mesma.

Aliás, segundo tudo o que já sabemos, é fácil chegar à conclusão, que a nova PlayStation 5 é 4x mais poderosa em relação à ‘velhinha’ PS4 Pro! Mas isso significa o quê?

Portanto, tendo em conta que a consola de nova geração irá contar com 8 núcleos Zen 2 bem como um GPU baseado na arquitetura Navi (Ambas as arquiteturas já estão a fazer um tremendo sucesso no mercado). Podemos especular que vamos poder contar com uma máquina equivalente a um PC com um processador Ryzen 3700X e uma placa gráfica RX 5700. (Incluíndo o suporte a Ray Tracing)

Afinal de contas, todos os rumores e informações apontam para um poderio gráfico ao nível de muito recente NVIDIA RTX 2070 Super, por isso, esta comparação nem parece assim tão descabida.



Assim, a PS5 deverá significar um salto geracional bastante significativo, pelo menos quando falamos de gráficos!

Visto que a nível de jogabilidade, não devemos ver grandes diferenças, a não ser que exista uma grande aposta na realidade virtual logo no início do ciclo de vida da consola.

Aliás, neste ponto, achamos que tanto a Sony como a Microsoft deveriam olhar para a Nintendo… Ou como quem diz, para a maneira que a empresa tenta mudar a maneira como um jogador interage com as suas consolas, em cada lançamento.



Será que isto significa que a PS5 vai ser capaz de alcançar os 4K60 FPS com Ray Tracing ativo?

Já sabemos que ambas as consolas vão contar com a tecnologia de Ray Tracing, que recentemente chegou ao mercado pelas mãos da NVIDIA, e as suas placas GeForce RTX (Com muito pouco sucesso, diga-se de passagem).

Por isso, vai ser muito interessante perceber como é que as duas consolas irão rivalizar, com especificações tão semelhantes… Afinal, ambas têm SoCs AMD baseados nas arquiteturas Zen 2 e Navi.

Agora se irão ser capazes de alcançar o sonho dos 4K com Ray Tracing… Eu pessoalmente duvido muito que isto seja uma possibilidade!

É verdade que muitos ‘leaks’ e especialistas andam a falar desta funcionalidade. Mas tendo em conta o estado atual da tecnologia, diria que os 4K60FPS são perfeitamente possíveis, mas sem RTX. Essa funcionalidade deverá ficar reservada para jogos em Full HD (1080p), e nem sequer vamos ver todo o potencial da tecnologia nesta resolução.

Basta olhar para Battlefield V que em máquinas com a super RTX 2080 Ti, não consegue ainda chegar a grandes níveis de performance.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.