O Wi-Fi 6 promete chegar de vez a novos produtos lançados a partir de agora. Isso porque a Wi-Fi Alliance, consórcio global que desenvolve e regulamenta os padrões de rede sem fio, anunciou nesta segunda-feira (16) que vai passar a testar e medir a qualidade de dispositivos que seguem as informações técnicas do novo padrão. Isso significa que futuros produtos cheguem ao mercado já com suporte à tecnologia, entregando um nível mínimo de qualidade.

A versão, antes conhecida como 802.11ax, representa a nova geração de redes sem fio. O Wi-Fi 6 chega com a promessa de conexões mais rápidas e eficientes, a ponto de permitir, inclusive, streaming de vídeos em 8K.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A medida é importante porque tem caráter oficial, mas não modifica de forma direta o que já está definido a respeito do Wi-Fi 6. Além disso, o anúncio não compromete os produtos que já estão no mercado e prometem compatibilidade com a tecnologia. Na prática, a grande diferença para o consumidor é que produtos lançados a partir de agora serão submetidos a testes para garantir a compatibilidade com o novo padrão, respeitando alguns parâmetros mínimos de qualidade.

O mercado já conta com alguns roteadores com Wi-Fi 6, além do Galaxy S10, da Samsung, primeiro celular a empregar a tecnologia. Os novos iPhones, revelados pela Apple na última terça (10), também oferecem Wi-Fi 6.

Além do salto em velocidade, chegando aos 9,6 Gb/s, o novo padrão agrega uma série de tecnologias que o tornam mais eficiente. Um exemplo é o suporte a múltiplos dispositivos por canal, além de uma nova geração do MU-MIMO, capaz de funcionar tanto em upload quanto em download.

No geral, essas novidades devem levar a redes sem fio cada vez mais ágeis e eficientes que, mesmo não alcançando as velocidades máximas indicadas na teoria, devem ter capacidade pa

... ra transferir um volume maior de dados em diversas frentes ao mesmo tempo.

Por que o Wi-Fi não funciona no celular? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.