Agendas pessoais do Google Calendar disponíveis na web podem colocar em risco a privacidade do usuário e abrir porta para ataques de hackers. De acordo com relato divulgado na última semana pelo site especializado The Hacker News, o pesquisador em segurança digital Avinash Jain descobriu que compromissos podem ser descobertos facilmente com uma busca no Google e estão passíveis de serem manipulados com a injeção de links maliciosos.

O problema atinge apenas as agendas compartilhadas publicamente pelo usuário. No entanto, é possível que algumas pessoas não tenham ciência que o compartilhamento deixa o histórico de eventos tão exposto na Internet. Ainda segundo a publicação, atualmente há mais de 8 mil calendários disponíveis publicamente na web.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A publicação de agendas é uma função do Google Calendar que ajuda a criar eventos colaborativos: o usuário ativa o compartilhamento público e qualquer pessoa na Internet pode acessar a programação de um evento, por exemplo. No entanto, o tipo de informação disponibilizada nesses calendários online indica que os usuários podem não se dar conta do nível de exposição.

O especialista Avinash Jain explicou ao The Hacker News que conseguiu acessar calendários públicos de diversas organizações que vazavam informações sigilosas na descrição dos compromissos, como e-mails, localização de reuniões, apresentações internas e links para videoconferências acessíveis por qualquer pessoa no mundo. A suspeita é de que os calendários sejam publicados online sem que a empresa ou o usuário saibam as reais consequências.

Criminosos podem coletar dados importantes para aplicar golpes ou adicionar novos eventos com informações ou links criados com códigos maliciosos, a fim de atrair vítimas e roubar dados sensíveis.

Como se proteger

A melhor maneira de evitar expor dados sigilosos de calendários na web é evitar tornar uma agenda do Google Calendar pública. É importante verificar nas configurações se a opção “Disponibilizar ao público” está desabilitada. Se a publicação de

... uma agenda for realmente necessária, é indicado ativar a opção “Ver apenas os níveis disponível/ocupado” e não adicionar dados pessoais nos eventos, já que as informações estarão sempre públicas na web.

Resultados de pesquisas do Google mudando, como resolver? Troque dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.