Enquanto a Intel contínua de cabeça perdida com o seu processo de 10nm, e a Samsung apenas agora começou a apostar nos 7nm… Eis que a TSMC já se prepara para começar a produção em massa de chips de 5nm já no próximo ano!

A parceira da Qualcomm, AMD, Huawei e NVIDIA está a trabalhar a todo o gás para começar a aposta nos 5nm!

Portanto, depois dos 7nm fazerem cerca de 2 anos no mercado, eis que está na hora de olhar para os 5nm, para meter a Lei de Moore no seu devido lugar.

Assim, utilizando a litografia EUV (Extreme Ultra-Violet), o processo de 5nm deverá utilizar novas técnicas que por sua vez irão permitir aumentar imensamente a densidade de transístores, e devido a isso, deverão também trazer um aumento muito significativo de performance. Não descurando também o aumento da eficiência inerente à miniaturização dos processos de produção.

Em suma, a performance deverá aumentar cerca de 15%, enquanto a densidade deverá aumentar 80%. Graças a tudo isto, vamos também poder contar com um aumento de 30% na eficiência.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.


O processo de 14nm da Intel é um problema bem interessante…

Como deve saber, a Intel ainda não conseguiu solucionar completamente todos os problemas que pairam em cima do seu processo de 10nm… Afinal de contas, os novos Intel Core 1000 vão continuar a ser baseados no mesmo processo de 14nm, que tão bem conhecemos.

Será isto um problema assim tão grave? Os 14nm da Intel acabam por ser um assunto bastante interessante! Ora Leia

Portanto, com todos os anos que este processo já tem em cima, é fácil chegar à conclusão que estamos perante uma tecnologia super madura. Aliás, o processo está tão refinado, que a mudança para um outro processo (como o de 10nm), pode acabar por ser detrimental para a performance do produto final.



Leia o resto do artigo aqui.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.