Análise Sony Alpha A6400: Qualidade de imagem para dar e vender! – Já disse aqui muitas vezes que comprar uma máquina fotográfica dedicada hoje em dia faz muito pouco sentido, especialmente com os smartphones topo de gama que começam a apostar forte e feio na fotografia, como é o caso do Google Pixel, Galaxy Note 10, P30 e mais recentemente o novo Mate 30 Pro.



Por isso, quando a Sony me desafiou para experimentar a sua Alpha A6400, decidi aceitar para finalmente perceber o que afinal estou a perder no mundo da fotografia.

Portanto, a Sony Alpha A6400 é a câmera APS-C E-Mount ‘Mirrorless’ mais recente da gigante Japonesa. Que por sua vez, vem substituir a ‘velhinha’ Alpha A6300.

Dito isto, as grandes adições em relação ao modelo anterior incluem um ecrã ’touch’ capaz de mudar para várias posições, o que a mete rapidamente na lista de desejos dos muitos ‘vloggers’ que começam a dominar as redes sociais. Além disto, temos ainda um sistema de autofocus (AF) melhorado, etc… Mas vamos falar de todas as funcionalidades chave da câmera:

  • Sensor APS-C 24.2MP
  • Ecrã de 3” sensível ao toque, 921K dot (16:9)
  • 2.36m dot EVF, ampliação 0.70x com correção de dioptria
  • 425 pontos de focus – PDAF, 84%
  • Disparo contínuo a 11fps com AF/AE
  • Flash Pop-Up
  • Conexão Wi-Fi, NFC e Bluetooth
Pontos Chave detalhados:
  1. Ecrã de 3” touch com a proporção de 16:9 e a capacidade de se movimento para várias posições, podendo ficar virado para si, caso esteja atrás da câmera, ou à frente dela.
  2. Auto Focus melhorado – A performance AF foi significativamente melhorada, oferecendo velocidades de 0.02s em vez dos 0.05 que a a6300 oferecia.
  3. Processador de imagem Bionz X, que permite ISO3200 nativo, e extensão até ISO102400
  4. Rastreamento AF melhorado – Um novo algoritmo de reconhecimento ajuda a seguir sujeitos na câmera. Aliás, agora até é possível utilizar o ecrã touch para escolher o objeto/pessoa a seguir.
  5. À prova de chuva! O corpo da câmera foi desenhado para ser à prova de qualquer condição meteorológica.
  6. Vídeo 4K UHD HLG sem limites de tempo de gravação. (Normalmente existe um limite de 29min) Além disto poderá gravar vídeos FullHD até 120fps.
  7. Já é possível a utilização de timelapse ‘in-camera’, algo que na A6300 obrigava à utilização da agora obsoleta app Sony PlayMemories.

Nota: Infelizmente não existe estabilização de imagem, para isso vai precisar de olhar para a Sony Alpha A6500.

Introdução

Antes de mais nada, a Sony Alpha A6400 tem vários modos de gravação/captura de imagem. Oferecendo a capacidade de captura manual, mas também de conseguir meter as mãos em imagens RAW. Similarmente, irá encontrar o clássico Modo Automático, Modo de Identificação de Cenários, Modo Panorâmico e MR (Memory Recall).

Entretanto, para o modo de captura de vídeo temos várias funcionalidades super interessantes, onde temos de destacar o ‘Creative Styles’, onde podemos escolher várias definições de cor, bem como efeitos engraçados onde é possível encontrar vários filtros e efeitos que provavelmente já conhece se é adepto das redes sociais como o Instagram ou Snapchat.

Design e manuseamento

Se por acaso já teve oportunidade de pegar na Sony Alpha A6400, sabe que estamos a falar de uma das câmeras ‘Mirrorless’ mais pequenas do mercado. Além disto, é também super leve com 403g (Com bateria e cartão de memória lá dentro).

Utilização com apenas uma mão

Portanto, as dimensões são apenas de 120 x 66.9 x 59.7mm, com uma excelente pega lateral, para que não tenha problemas em utilizar o aparelho no dia a dia.

Porque em boa verdade, tendo conta este design, é fácil chegar à conclusão que temos aqui uma grande tentativa da Sony de chegar ao público que realmente quer uma excelente câmera, mas que não tem grande vontade com andar com peso extra atrás.

Em suma, temos uma câmera muito bem construída, com uma mistura de metal e plástico no seu corpo. Uma qualidade que nos dá confiança extra a mexer no ecrã, graças a uma dobradiça de metal que foi muito bem pensada e desenhada.

Qualidade fotográfica e funcionalidades que surpreendem!

Temos uma câmera capaz de 425 pontos de deteção com o auto focus (AF). Utilizando ainda um sistema de foco híbrido, que utiliza uma conjunção de deteção de fases e de contraste. Até poderá usar o ecrã touch para definir os pontos de foco, que podem ocupar quase todo o espaço.

Mas o que é realmente fantástico neste hardware, é a capacidade que a câmera tem de detetar as faces e olhos à frente do sensor. Uma funcionalidade rápida e que muito poucas vezes irá falhar. Aliás, a Alpha A6400 é capaz de encontrar um sujeito mesmo que este não esteja a olhar diretamente para a câmera.

Além disto, caso não goste de tirar fotos enquanto olha para um ecrã, tem ao seu dispor um Electronic Viewfinder (EVF). Algo que irá ajudá-lo imensamente em ambientes com muita luz, em que o ecrã principal poderá ser difícil de distinguir sob a luz intensa do sol.

Autonomia

Entretanto, a bateria irá conseguir oferecer cerca de 410 fotos em uma só carga se utilizar o ecrã principal, ou 360 fotos se utilizar o EVF, segundo os testes da própria Sony. O que é muito decente se não for um fotógrafo super sério, ou como toda a gente diz… Pro! Caso queira um pouco mais, pode sempre comprar uma segunda bateria.

Conclusão

Em suma, a Sony Alpha A6400 oferece uma qualidade de imagem soberba, com uma algoritmo de tratamento de imagem que é uma beleza. Ou seja, a câmera em si é super simples na sua utilização, e o foco é também ele super rápido! O que torna toda a utilização um autêntico mimo, se por acaso está habituado a pegar no seu telemóvel, apontar e tirar uma simples foto.

Por fim, claro que também existe espaço para os mais exigentes, com modos e opções para todos os gostos. Chego até ao ponto de dizer, que se por acaso quer ter uma boa câmera, e vai de viagem… Esta Sony é a escolha mais indicada.

Vantagens
  • Tamanho Compacto
  • Excelente Qualidade de Imagem
  • Performance na redução de ruído brutal
  • Gravação sem limites
  • Gravação contínua a 11fps
  • Wi-Fi, NFC e Bluetooth
Desvantagens
  • O ecrã de 16:9 acaba por reduzir o tamanho de imagens 4:3
  • O menu é demasiado longo e complicado se for à procura de opções um pouco mais escondidas

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Entretanto, saiba mais sobre a câmera aqui.


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.