O governo brasileiro fechou uma parceria com Facebook que deve impactar a rotina de milhares de pessoas. O objetivo da colabora??o ? aumentar a inclus?o digital no pa?s, garantindo que mais gente tenha acesso a servi?os nas ?reas da sa?de, educa??o, cultura, trabalho e tecnologia. O acordo foi fechado entre a presidente Dilma Rousseff e Mark Zuckerberg, em encontro ocorrido na ?ltima sexta-feira (10), na Cidade do Panam?, capital da Rep?blica do Panam?.

Facebook quer te ajudar a encontrar o sentido da vida e outras coisas

Dilma Rousseff e Mark Zuckerberg fecham acordo para ampliar inclus?o digital no Brasil (Foto: Divulga??o/Facebook)

O primeiro fruto desta colabora??o ser? desenvolvido na favela de Heli?polis, em S?o Paulo. ?Este ? um local de baixa renda com cerca de 200 mil pessoas na maior cidade do Brasil. N?s vamos entregar Wi-Fi r?pido e gratuito para todos nesta comunidade, para que eles possam acessar servi?os b?sicos de internet em seus celulares?, anunciou Zuckerberg.

Dilma explicou que o planejamento ser? feito em conjunto. ?A partir de agora, n?s vamos fazer estudos em comum at? que, quando chegar em junho, possamos desenhar um projeto comum cujo objetivo fundamental ? a inclus?o digital?, disse.

Agora o mundo tamb?m ? iluminado, s? que pelo acesso ao conhecimento.
Dilma Roussef

?Consideramos que o Facebook ? um dos grandes produtos que geraram essa revolu??o, que ? similar ao que aconteceu com a energia el?trica quando o mundo foi iluminado. Agora o mundo tamb?m ? iluminado, s? que pelo acesso ao conhecimento?, completou a presidente.

Entenda no que consiste a parceria.

Qual foi a ocasi?o do encontro?

O fundador do Facebook e a presidente do Brasil se encontraram em fun??o da VII C?pula das Am?ricas, que aconteceu nos dias 10 e 11 de abril, no Panam?. Ambos participaram do F?rum Empresarial das Am?ricas, que aconteceu previamente ao evento principal. Criada pela Organiza??o dos Estados Americanos (OEA), a c?pula re?ne os chefes de Estado do continente americano.

No que consiste o projeto realizado pelo Facebook e governo brasileiro?

A ideia ? que o Facebook disponibilize o aparato tecnol?gico para instala??o de uma rede de Wi-Fi gratuita em locais carentes. Assim, as pessoas podem ter acesso a servi?os como informa??es sobre postos de sa?de, atendimento legal e bibliotecas online, a partir de seus smartphones.

No que isso vai beneficiar a inclus?o digital?

Pessoas que atualmente n?o t?m acesso ? Internet poder?o navegar com conex?o de boa qualidade. Nas palavras de Zuckerberg: ?A presidente e eu acreditamos que todos devem compartilhar dos benef?cios sociais e econ?micos da conectividade.?

Assim, quanto mais pessoas conectadas, uma camada maior da popula??o ter? acesso a servi?os b?sicos.

Favela de Heli?polis ser? o primeiro local beneficiado com parceria (Reprodu??o/Facebook)

Onde o programa ser? implementado?

Neste primeiro momento, o ?nico lugar definido para receber o programa foi a

... favela de Heli?polis, na cidade de S?o Paulo. No entanto, a parceria firmada entre o governo brasileiro e o Facebook pode gerar outros projetos no futuro.

? parte do Internet.org?

Durante o F?rum Empresarial das Am?ricas, o CEO do Facebook apresentou o projeto ?Internet.org?, que tem por finalidade promover acesso ? Internet em ?reas emergentes ao redor do mundo. O programa estima atingir cerca de 3 milh?es de pessoas.

Qual a sua rede social favorita??Comente no F?rum do TechTudo.

V?rios pa?ses j? est?o inclu?dos, entre eles Panam?, Col?mbia, Guatemala, Tanz?nia, Z?mbia e Qu?nia. Mas o Brasil n?o faz parte do projeto. A a??o desenvolvida na favela de Heli?polis foi classificada pela rede social como uma ?extens?o do Facebook na Comunidade?.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.