Em Watch Dogs: Legion , uma coalizão diversificada que inclui trabalhadores de colarinho azul e colarinho branco se mobiliza contra um regime autoritário. Quase todas as polegadas quadradas do quadro em todos os momentos contêm algum tipo de mensagem politicamente carregada, com letreiros e grafites com frases como “ABOLISH POLICE STATE”. E se os tons ainda não eram óbvios o suficiente, a apresentação da Ubisoft na E3 2019 mostra jogo direto nomeado Brexit.

Apesar de tudo isso, os desenvolvedores por trás do jogo pararam de dizer que Watch Dogs: Legion faz uma declaração política explícita.

Depois de jogar uma impressionante demonstração estendida do jogo de mundo aberto, sentei-me brevemente com o produtor principal Sean Crooks, que respondeu minhas perguntas sobre a representação de Londres no jogo e a variedade de personagens que os jogadores podem recrutar e controlar. Crooks descreveu como os eventos atuais em andamento, como a saga do Brexit, influenciaram a Londres no futuro próximo criada para o jogo, e quão importante foi o tema da solidariedade nessa resistência dos trabalhadores contra o governo na história. Certamente pareceu uma declaração política para mim e, dada a história da Ubisoft de reivindicar a falta de tais títulos, segui perguntando se Watch Dogs: Legion tinha um.

Os bandidos responderam com o seguinte:

Bem, está fazendo uma declaração sobre como indivíduos estão se unindo a valores comuns e lutando por um objetivo importante. É isso mesmo que queremos que nossos fãs e nossos jogadores tirem do Watch Dogs: Legion .

Apesar de todas as mensagens provocativas e pontuais espalhadas por todo o mundo de Watch Dogs: Legion , o jogo tem mais uma declaração geral sobre a unidade. Essa relutância em se prender a uma clara mensagem política ecoa o discurso sobre os títulos anteriores da Ubisoft, Far Cry 5 e Tom Clancy's The Division 2 , ambos com arremessos memoráveis ​​e imagens provocantes que refletem no mundo real, apesar das alegações dos desenvolvedores de que também não tinham uma declaração política explícita .

Por fim, parece que a Ubisoft quer que os jogadores tirem suas próprias conclusões sobre o material apresentado no jogo. Seria difícil não estabelecer paralelos entre os protagonistas da classe trabalhadora e os antagonistas autoritários a quaisquer figuras ou poderes da vida real, especialmente considerando que uma menção ao Brexit e ao estado do mundo no meio dessa saga foi literalmente parte do campo por trás deste jogo. Combina com as palavras de Tommy Francois, vice-presidente de editorial da Ubisoft, em um post recente da empresa de jogos .

… Nosso objetivo é fornecer aos jogadores todas as informações que pudermos e deixá-los escolher quais lados do mundo do jogo eles querem explorar. Queremos que eles decidam do que gostam, do que não gostam e se e como mudar de idéia ou a maneira como jogam com base nessas informações. É sobre mais liberdade para os jogadores.

… A ideia para nós é que você não é um espectador. Você é um ator. Normalmente, quando você é espectador e assiste a um filme, verá um ponto de vista por filme - talvez alguns. Acreditamos que os jogos devem oferecer uma visão de 360 ​​graus da vida, devem permitir que as pessoas interajam com todos os pontos de vista.

Se meu jogo acontecesse durante o conflito no Vietnã, por exemplo, gostaríamos do Viet Minh, do Viet Cong ... basicamente do ponto de vista de todos. E isso se refere a pessoas que criam suas próprias opiniões e nossa capacidade de criar jogos mais maduros com nuances, em vez de serem pretos ou brancos.

Em algum momento, torna-se cada vez mais difícil manter esse senso de neutralidade, especialmente quando a história de um jogo é muito abertamente sobre a classe trabalhadora versus um governo autoritário. Embora a Legião não o faça, os escritores que operam com essa filosofia podem criar narrativas que simpatizam com os “bandidos” percebidos, o que pode ser uma influência negativa para jogadores mais impressionáveis. Também está em debate se vale a pena dizer todos os "pontos de vista" - seria como fazer um jogo da Segunda Guerra Mundial que o fizesse da perspectiva de soldados aliados e nazistas, numa tentativa equivocada e dissonante de "equilíbrio" "E" nuance ".

Seja qual for o caso de Watch Dogs: Legion , é impossível fazer um julgamento final sobre se há algo a dizer sobre o estado do nosso mundo ou se ele usa essa imagem familiar como cenário até que tenhamos o jogo final em nosso mãos E para ser justo com os desenvolvedores com quem falei durante a E3, eles podem muito bem ter fortes opiniões políticas que não podem ser esclarecidas com nenhum tipo de diretiva para toda a empresa.

Veremos em breve quando Watch Dogs: Legion for lançado no PC, Xbox One, PS4 e Stadia em 6 de março de 2020. Esteja atento às minhas impressões da E3 2019 sobre a jogabilidade complexa e orientada por escolhas do jogo.


Mais Artigos...

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.