A série Age of Wonders está retornando em agosto, embora possa não ser da maneira que muitos fãs esperariam. Em vez de mergulhar em um mundo de fantasia, Age of Wonders: Planetfall abraça a ficção científica com grande sucesso. E, ao contrário do extremamente esmagador Civilization: Beyond Earth de 2014, este jogo 4X está aproveitando as oportunidades que a ficção científica oferece aos criadores para criar raças e mundos interessantes para os jogos.

Se você nunca ouviu falar de Age of Wonders antes e está se perguntando o que Planetfall pode ter reservado para você, a melhor maneira de descrevê-lo seria Civilization meet XCOM. Age of Wonders: Planetfall joga como seria de esperar um jogo 4X fora dos encontros inimigos, mas assim que a luta começa, as coisas passam para um jogo de estratégia baseado em turnos no estilo XCOM . O longo turno do meio para o final que joguei foi divertido, interessante e me deu uma visão decente de tudo o que esse título tem para oferecer, mas posso dizer que o Age of Wonders: Planetfall é um jogo em que precisarei passar horas realmente se apaixonar.

Como parte da minha curta demonstração de 30 minutos, a corrida recém-revelada de The Assembly foi exibida para mim. Age of Wonders: Planetfall tem uma variedade de classes para os jogadores escolherem, e são todos mais interessantes do que os clichês de ficção científica típicos com os quais todos estão acostumados. Dito isto, o status atual de todas as facções deriva da queda da outrora poderosa Star Union, embora as razões por trás de seu desaparecimento sejam envoltas em mistério a princípio. Os desenvolvedores chegaram a descrever a Star Union caída como seu próprio personagem. Enquanto muitos jogos em 4X envolvem você em uma partida e a tarefa de criar sua própria história, o Age of Wonders: Planetfall está estabelecendo um mundo pesado e envolvente para servir de pano de fundo para as partidas disputadas.

Quando entrei em uma partida, fui informado sobre a mecânica mais geral no mapa mundial deste jogo 4x. Tem cidades e árvores tecnológicas em abundância, como seria de esperar, mas o Age of Wonders: Planetfall apimenta as coisas dividindo o mapa em setores que podem ser absorvidos pelas colônias. Cada colônia também é dirigida por um líder especial que os jogadores podem criar por conta própria ou retirar de uma das 50 opções predefinidas. Cada setor pode se especializar em algo como produção de alimentos ou pesquisa. Enquanto a Civilização VI de Sid Meier dá mais profundidade às suas cidades, fazendo com que os jogadores construam melhorias nos ladrilhos circundantes, cada área de Age of Wonders: Planetfall parecerá única e estratégica devido à sua especialização.

Depois de aprender sobre tudo isso, a vez que vi a Assembléia usando a arma do Dia do Juízo Final, que é baseada em sua Tecnologia Secreta. Isso é uma coisa secundária que o jogador escolhe no início do jogo, e eles são habilidades de mudança de jogo com base em algumas idéias maiores da ficção científica. A tecnologia secreta da Assembléia é xenoplague e sua arma do Dia do Juízo Final é chamada de Omega Strain.

Com o Omega Strain, a Assembléia espera mutar todos através de um vírus, fazendo com que haja uma raça e mente homogeneizadas que possam ser trabalhadas. No jogo, isso significa que, por 10 turnos, o Omega Strain faz com que o suprimento de alimentos dos oponentes se esgote em 100%, diminua a força de sua unidade e o quanto eles podem curar no mapa do mundo, e o lustre dá buffs às unidades da Assembléia. Depois de ativar essa habilidade, todos os meus inimigos ficaram bravos, então eu tive que proteger as Torres Omega espalhadas pelo mapa. Para fazer isso, encerrei meu turno entrando em combate com uma unidade Vanguard próxima a uma das Torres Omega.

Enquanto o Age of Wonders: Planetfall continua sendo um jogo de estratégia assim que uma batalha entre duas unidades começa, o estilo do jogo de estratégia muda. Em vez de ser um jogo 4x do estilo Civilization, as coisas mudam para um jogo de estratégia baseado em turnos, mais semelhante ao XCOM . Esse estilo funcionou bem para o Age of Empires III e mantém seu brilho em Age of Wonders: Planetfall , mesmo que possa acabar fazendo o jogo atrasado durar muito tempo. Eu tive acesso a uma variedade de unidades diferentes: soldados regulares, franco-atiradores, personagens de tanques, etc. Todos eles tinham vantagens e desvantagens distintas e podem ser usados ​​para resolver a batalha rapidamente, se as estratégias corretas forem usadas.

Eu estava enfrentando um mecanismo gigante que poderia facilmente matar inimigos menores. Para evitar isso, certifiquei-me de que ele permanecesse focado na minha unidade que cumprisse o papel do tanque e o atingisse com tudo o que minhas unidades mais fortes poderiam fazer. Foi satisfatório derrubar a besta mecânica gigante, mas vários inimigos ainda permaneciam antes que eu pudesse progredir. Como apenas uma parte de um turno, essa parte do Age of Wonders: Planetfall foi bastante longa, considerando que minhas unidades foram atualizadas para se adequar ao final do jogo. Quase metade do meu tempo de demonstração foi gasto nesta seção, e essa foi apenas uma batalha em um turno. Embora eu não me importe com isso, é óbvio que o Age of Wonders: Planetfall será um gigantesco momento para quem o entender. Para um jogo de estratégia em 4x, eu não posso nem dizer que é uma coisa ruim.

Embora os jogos de estratégia que tentam imitar outros, os mais populares geralmente sejam ruins, o Age of Wonders: Planetfall evita isso mantendo um elemento que as pessoas adoram da série Age of Wonders enquanto cria sua própria identidade única com coisas como líderes personalizáveis, especializações do setor, e tecnologias secretas. Se você é um jogo de estratégia ou um fã 4X ansioso para encontrar outro jogo para se perder, Age of Wonders: Planetfall deve lhe dar cobertura.

Age of Wonders: Planetfall das versões Triumph Studios e Paradox Interactive para PC, PS4 e Xbox One em 6 de agosto de 2019.


Mais Artigos...

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.