Arquivos apagados por engano de pendrives podem ser recuperados com facilidade. Usando a ferramenta correta, é possível conseguir de volta boa parte de itens que podem ter sido removidos por acidente, corrompidos por defeitos ou infectados por vírus. Em geral, basta que nada tenha sido gravado no mesmo dispositivo, para aumentar as chances de restaurar imagens, vídeos e documentos excluídos ou que não abrem mais. Veja, a seguir, cinco dicas para recuperar arquivos no pendrive.

Linha de comando do Windows

Se algum arquivo foi apagado por engano do pendrive, é possível recuperá-lo por meio da lixeira do drive USB. O diretório fica normalmente oculto, mas é possível exibi-lo por meio de um comando no Windows.

Passo 1. Com o pendrive conectado ao computador, abra o Iniciar e busque por “cmd” para encontrar o Prompt de Comando. Clique sobre o item com o botão direito do mouse e selecione “Executar como administrador”.

Passo 2. Em seguida, execute o comando a seguir adicionando a letra correspondente ao pendrive e pressione Enter:

attrib -s -h -r LETRA:/*.* /s /d

Passo 3. Uma nova pasta de lixeira irá aparecer no pendrive. Com sorte, seus arquivos podem aparecer ali.

Disk Drill

Se a perda dos arquivos se deu por conta de um problema mais sério, seja por infecção por vírus ou corrupção do dispositivo USB, é mais adequado usar uma solução de recuperação dedicada. Uma delas é o Disk Drill, que tem versão para Windows e macOS e uma boa usabilidade. Ele tem limite de 500 MB recuperação na versão grátis, o que pode ser suficiente para quem costuma usar pendrives de pouca capacidade. Ele também traz alguns recursos interessantes, como a possibilidade de visualizar arquivos identificados mesmo antes da varredura terminar.

Passo 1. Na tela inicial, selecione o pendrive e clique em “Buscar dados perdidos”.

Passo 2. É possível checar os arquivos recuperados mesmo enquanto a busca ainda está em andamento. Para isso, clique em “Revisar itens encontrados”.

Passo 3. Passe o mouse sobre um item e clique no botão com ícone de olho para pré-visualizar na lateral. Para restaurar, marque os itens desejados e clique em “Recuperar”.

Passo 4. Selecione a pasta de destino e clique em “Ok” para finalizar.

EaseUS Data Recovery

O EaseUS Data Recovery Wizard é outra opção grátis para restaurar arquivos do pendrive. Seu diferencial é a capacidade de recuperar um limite maior, de até 2 GB de arquivos, na versão gratuita. Além disso, o programa permite escolher exatamente qual pasta pesquisar, deixa recuperar itens com a verificação em andamento e traz uma ferramenta de pré-visualização.

Passo 1. Selecione o seu pendrive na seção “Dispositivos externos” e clique em “Verificar”.

Passo 2. Durante ou ao final da varredura, selecione um dos arquivos encontrados e clique em “Recuperar”. Selecione a pasta de destino na janela pop-up.

UnDeleteMyFiles Pro

O UnDeleteMyFiles Pro não tem um design rebuscado como os demais, mas entrega resposta ágil na hora de recuperar arquivos que foram perdidos recentemente. A ferramenta também oferece 2 GB de recuperação gratuitos.

Passo 1. Acesse a opção “Deleted file search”.

Passo 2. Clique em “Search”, selecione o pendrive e clique no outro botão “Search” para começar a varredura.

Passo 3. Ao final, marque os itens que deseja restaurar, clique em “Recove

... r” e escolha a pasta em que eles devem ser salvos.

Recuperação do pendrive

Se o pendrive não estiver funcionando, é possível usar uma ferramenta nativa do Windows para reverter o problema. Esta solução deve ser feita antes de tentar restaurar os dados que estavam arquivados no pendrive. O procedimento também pode ser utilizado após o processo de recuperação. Desta forma, ele garante que o dispositivo irá funcionar corretamente no futuro.

Passo 1. Abra o Prompt de Comando como administrador.

Passo 2. Ao abrir o Prompt, digite "diskpart" e tecle Enter.

Passo 3. Digite o comando “list disk” e tecle Enter para ver uma lista dos dispositivos de armazenamento do computador, incluindo o HD e dispositivos externos, como o pendrive. Depois, use “select disk” seguido do número do disco conforme mostrado na tabela. Identifique o pendrive pela capacidade mostrada na coluna “Tamanho”.

Passo 4. Depois digite os comandos a seguir, em sequência. Tecle Enter após cada um deles.

clean
create partition primary
active

Passo 5. Por fim, formate o pendrive. Substitua “SISTEMA” no comando abaixo com o tipo de sistema de arquivos desejado, como “ntfs”, “fat32” ou “exfat”. No lugar de “LETRA”, atribua uma letra livre para designar o disco no sistema. Se tudo der certo, o Prompt de Comando irá mostrar a mensagem “O Diskpart formatou com êxito o volume”.

format fs= SISTEMA label="LETRA" quick

Como recuperar Arquivos deletados sem querer? Veja dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.