Só em setembro, mais de 335 milhões de usuários de Android foram enganados e baixaram aplicativos infectados com malwares na Google Play Store. Ao todo, 172 apps que continham ameaças como adwares e inscrição automática em serviços fraudulentos de assinatura driblaram o mecanismo de segurança da loja do Google. A informação foi divulgada nesta terça-feira (1) pelo pesquisador Lukas Stefanko, da empresa de cibersegurança ESET.

Aplicativos com adwares foram baixados mais de 300 milhões de vezes e correspondem a 89% das instalações de apps infectados. De um total de 48 programas com anúncios maliciosos, pelo menos 46 deles pertenciam ao mesmo desenvolvedor e já foram removidos da Play Store. Em segundo lugar, com mais de 20 milhões de downloads, vêm os aplicativos que escondiam golpes de assinatura automática de serviços.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Outros tipos de malware encontrados na Play Store incluem anúncios ocultos, inscrição em serviços premium de SMS, trojans bancários, antivírus falsos e stalkerwares. Vale ressaltar que os dados divulgados por Stefanko apenas indicam a quantidade de downloads que os aplicativos acumularam desde o momento em que foram descobertos pelo pesquisador. É possível que o número seja maior do que o indicado no levantamento.

A boa notícia é que, segundo Stefanko, a maior parte dos apps prejudiciais parece ter sido removida pelo Google. "Se não todos, definitivamente a maioria desses aplicativos não está mais disponível na Google Play", disse o pesquisador em entrevista ao site The Next Web.

Como se proteger

Não é de hoje que o Google enfrenta falhas de segurança em sua loja de aplicativos. A empresa afirma que tem buscado melhorar o processo de aprovação dos apps para evitar problemas como este. Enquanto as brechas não são reparadas, os usuários de Android podem recorrer ao Google Play Protect para reforçar a segurança do aparelho. Além disso, é sempre recomendado manter

... um software antivírus instalado em seu smartphone — veja as melhores opções para Android em 2019.

Qual o melhor antivírus otimizador para Android? Descubra no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.