Os smartphones premium mais recentes do mercado, e até alguns aparelhos de gama média, têm vários tipos de certificação contra água e poeiras. Nomeadamente as muito populares certificações IP67 e IP68. O que claro está, as fabricantes aproveitam para fazer um marketing absurdo para promover máquinas ‘à prova de água’.

No entanto, existe uma razão para que todos estes smartphones percam a sua garantia de fábrica, se por acaso tiverem danos provocados pela água… Eles não são à prova de água! Nunca foram!



Cuidado! Os smartphones atuais não são à prova de água!

Portanto, para conseguir alcançar os requisitos mínimos para a certificação IP68, um smartphone apenas precisa de ficar debaixo de 2 metros de água durante 30 minutos. Assim, se o aparelho conseguir aguentar os 30 minutos, sem danos provocados pelo líquido, passa e recebe a certificação.

Até aqui tudo bem… Mas é preciso ter em conta que a grande maioria das fabricantes fazem o mínimo possível para conseguirem passar estes tipo de testes.

Ou seja, para passar nestes testes com o mínimo de esforço possível, os testes são feitos com a utilização de água limpa parada com pH neutro, em vez da água que encontramos no nosso dia a dia, como chuva, poças de água, torneiras, rios, piscinas, etc… Onde a água não está parada, não está limpa e tem níveis de pH completamente diferentes do que aquela que foi utilizada no teste.



Aliás, para ter noção da dificuldade que é meter um aparelho à prova de água. O próximo nível IP69, já requere que um smartphone fique sob um jato de água quente pressurizada, o que já é um salto na resistência bastante mais alto que as fabricantes preferem fugir como o diabo da cruz.

Em suma, enquanto a certificação IP68 lhe dá alguma segurança que o seu telemóvel irá sobreviver a uma queda para um lavatório, que leve água da chuva, etc… Vai sempre precisar de evitar ao máximo este tipo de ambientes. Por isso, por favor, não leve o seu smartphone se estiver a pensar dar umas braçadas numa piscina.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Info


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.