Durante a apresentação de ontem, a Microsoft impressionou tudo e todos com o seu novo smartphone Android Surface Duo! Uma revelação que teve imediatamente um comentário da Google de Boas Vindas:

“Estamos muito felizes por dar as boas vindas à Microsoft ao ecossistema Android. Estamos entusiasmados com o trabalho que vamos ter pela frente, em conjunto, para trazer o melhor das duas empresas aos utilizadores.”

O que claro está, pode ser lido como: “Ahahahah, a vitória é nossa! Viva ao Android!”

Afinal de contas, a Microsoft já foi uma das grandes rivais da Google no mundo dos smartphones! Aliás, a gigante Norte Americana até comprou a Nokia para ter uma fabricante de telemóveis debaixo da sua asa, ganhando imediatamente algum peso no mercado.



No entanto, a coisas acabou por correr mal… E o Windows 10 Mobile acabou por morrer, deixando o mercado para uma luta a dois, Android vs iOS.

Portanto, é fácil chegar à conclusão que a Microsoft desistiu do seu próprio sistema operativo mobile, para apostar tudo nos serviços! 

Assumidamente, hoje em dia já é possível fazer uma espécie de Android Microsoftizado, ao instalar o Office Outlook, Microsoft Launcher, e claro conectando tudo à OneDrive.

Ou seja, apesar do Sistema Operativo estar nas mãos da Google, tudo o resto poderá ser dominado pela Microsoft. Pelo menos, julgamos que este é o objetivo da gigante do software.



Curiosamente, a Microsoft até fez uma parceria bastante interessante com a Samsung, lançando uma versão do Note 10 com muito do software da gigante Norte Americana. Ainda assim, apesar da Samsung ser a líder de mercado, a Microsoft precisa de ter mais controlo sobre a sua experiência de utilização… E claro está, é aqui que entra o seu novo smartphone, o Surface Duo.

Afinal, o Surface Duo vai ter acesso à experiência Google Android completa. Com acesso à Google Play Store e Google Mobile Services. Algo que a Huawei perdeu há alguns meses, e que tem sido devastador para a fabricante Chinesa.

O que por sua vez significa que a versão Android da Microsoft não irá ser um ‘fork’ do Android como é o Amazon Fire OS. Vai ser um Android ‘Normal’!

O que acaba por ser um pouco estranho, visto que além da Google Play Store, a gigante da pesquisa também obriga as fabricantes a incluir o G Suite. Ou seja, todas as aplicações ‘by Google’, como é o Gmail, Drive, Fotos, etc…

Será que existiu aqui alguma negociação entre as duas partes?

Temos de esperar para ver… É que o Surface Duo só irá chegar ao mercado em 2020. E por isso, grande parte destas questões podem ainda estar em negociação. Mas uma coisa é certa, como o caso Huawei Mate 30 tem demonstrado, o Sistema Operativo deixou de ser o mais importante!

O que os utilizadores realmente querem é uma experiência fluída e completa, com tudo aquilo a que têm direito. Ou seja, o acesso a toda e qualquer aplicação possível e imaginária, sem entraves, e de forma rápida.

Em suma, ver a Microsoft a juntar-se à Google acaba por ser um pouco estranho. Especialmente quando a primeira até foi rival da segunda no mundo dos Sistemas Operativos mobile. Contudo, a verdade é que o Android é o SO mais usado do planeta, um domínio que vai ser ainda mais cimentado com a entrada da Microsoft no carrousel.

Mas… O que é realmente interessante no meio disto tudo, é que a Microsoft depende agora da tecnologia Google para dois dos seus produtos importantes. O Sistema Operativo dos seus telemóveis, e motor do seu browser Edge.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Saiba mais sobre a linha Surface aqui.


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.