O Xperia Z4 finalmente foi apresentado, após a Sony atrasar o smartphone no MWC 2015, em março. O sucessor do Z3 chega com um novo processador e câmera frontal turbinada para selfies e vídeo chamadas. Se você quer saber melhor o que mudou entre os tops da Sony, confira este comparativo do TechTudo.

Design

Não foi dessa vez que a Sony radicalizou. O Xperia Z4 traz o mesmo padrão de design apresentado com o Xperia Z, lançado em janeiro de 2013. O uso de um visual norteador é comum entre as fabricantes, Microsoft e Apple fazem isso. Mas os fãs da marca japonesa esperavam um smartphone com cara de “novo em folha”.

Xperia Z3 ou Xperia Z4: qual é o melhor smartphone da Sony? (Foto: TechTudo)

Lado a lado com o Xperia Z3, a principal mudança do Z4 é que os alto-falantes frontais do aparelho foram movidos para a borda, como era no Z2. Fora isso, o aparelho é mais fino, com 6,9 milímetros contra 7,3 mm do Z3, e oito gramas mais leve, com 144 g contra 152 g do antecessor.

Tela

Xperia Z3 possui uma tela de 5,2 polegadas Full HD que foi mantida no Xperia Z4 (Foto: Divulgação/Sony)

Outro ponto sem mudanças do Z4: o aparelho segue com a mesma tela Triluminous de 5,2 polegadas com resolução Full HD (1080p) e densidade de 424 ppi do Z3. Ou seja, não há diferença entre comprar um ou outro aparelho se o consumidor está preocupado com a tela. A decisão da Sony, aliás, vai contra a adoção dos displays QHD (1440p) pelas outras fabricantes.

Desempenho

Finalmente, o grande salto do Xperia Z4 está no processador. O novo top de linha da Sony traz um chip Snapdragon 810 com arquitetura de 64-bits e oito núcleos de processamento, sendo quatro de 2 GHz e quatro de 1,5 GHz. O Z3, por outro lado, vem com um processador quad-core Snapdragon 801 de arquitetura 32-bits e 2,5 GHz.

Em outras palavras, a expectativa é que o Xperia Z4 tenha um poder de processamento bastante superior ao do Z3, especialmente nos games com gráficos de última geração. O novo processador promete ainda trabalhar melhor com vídeos em altíssima resolução 4K, embora a resolução da tela não tenha chegado a esse ponto.

Xperia Z4 chega com um processador Snapdragon 810 de oito núcleos e arquitetura 64 bits (Foto: Divulgação/Sony)

O Xperia Z4 chega com um salto também no armazenamento mínimo, que passa a ser de 32 GB contra 16 GB da geração anterior, com capacidade de expansão para até 128 GB via microSD. As demais configurações se equivalem: 3 GB de memória RAM e conexões 4G, Wi-Fi, Bluetooth e NFC.

Bateria

Ao contrário do esperado, o Xperia Z4 retrocedeu em números na comparação com o Z3. A bateria do top de linha da Sony passou de 3100 mAh para 2900 mAh na nova geração. Isso, porém, não significa uma redução na vida útil do aparelho. O novo processador e possíveis melhorias da fabricante no sistema podem ter mantido ou aumentado o tempo de uso do smartphone, que é o que importa no fim das contas.

Câmera

O Xperia Z4 será a melhor opção para quem gosta de selfies. O aparelho

... ganhou uma câmera frontal de 5 megapixels com lentes de grande angular para que suas selfies fiquem melhores e possa enquadrar todos os seus amigos. No Z3, o sensor era mais simples e tinha apenas 2,2 megapixels.
Xperia Z3 possui câmera de 20,7 megapixels igual ao do Z4 e bateria maior (Foto: Divulgação/Sony)

Já câmera traseira continua a mesma por mais uma geração: lentes G com resolução de 20,7 megapixels, flash LED e suporte à fotografias HDR. Para vídeos, ela continua suportando gravações em 4K (2160p) e gravação em câmera lenta em HD (720), sem estabilização óptica de imagem (OIS).

Sistema operacional

O Xperia Z4 já chega de fábrica com o Android 5.0 (Lollipop) personalizado com a interface da Sony. O Z3, por sua vez, sai da loja com a versão 4.4 (KitKat), mas já pode ser atualizado para a edição seguinte. De forma geral, o sistema permanece o mesmo e sem nenhuma adição importante de funções.

Sony revela novo tablet Xperia Z4 com tela de alta resolução

Preço e disponibilidade

O Xperia Z4 teve o lançamento anunciado apenas para o Japão, por enquanto. A expectativa, porém, é que ele chegue a outros mercados ao redor do mundo a partir de maio, sem preço divulgado. O Xperia Z3, por outro lado, já está disponível no Brasil e pode ser encontrado a partir de R$ 1.849 em lojas online.

Xperia Z4 segue o mesmo padrão de design adotado pela Sony no Z3, Z2, Z1.... (Foto: Divulgação/Sony)

Conclusão

O Xperia Z4 é mais uma atualização de hardware da Sony em relação ao Z3 do que um top de linha renovado. Ou seja, se você tem o Z3 ou até mesmo o Z2, a mudança tende a ser quase imperceptível no dia a dia, exceto se você precisa de muito poder de processamento e os smarts antigos não o atendam.

Qual a melhor fabricante de smartphones?  Comente no Fórum do TechTudo

Olhando pelo lado bom, a chegada do Z4 vai baratear os modelos antigos, que não são muito inferiores. Ou seja, será possível encontrar o Z3 e o Z2, em breve, com preços mais atrativos do que os oferecidos hoje. O bolso agradece.



Comparativo entre os smarts da Sony: Xperia Z3 e Xperia z4 (Foto: Arte/TechTudo)

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.