No quarto e último dia do Tokyo Game Show 2019, Hideo Kojima e o seiyuu de Death Stranding compartilharam novos detalhes sobre o jogo durante um talk show. Aqui está um resumo extenso do evento, assim como fizemos no ano passado.

O talk show contou com:

Observe que certas coisas que eles disseram podem ser consideradas spoilers.

Primeiro, eles começaram olhando para a gravação do jogo.

Depois de lançar o trailer da E3 2018, Hideo Kojima entrou em contato com cada um dos membros do elenco e os fez gravar a versão japonesa do trailer do Tokyo Game Show 2018. Depois disso, a dublagem japonesa real do jogo começou em dezembro de 2018 e durou até agosto de 2019. Seiyuu geralmente grava seus papéis individualmente, e geralmente não leva muito tempo para dublar até os maiores jogos ou anime japoneses. Kojima explicou que demorou tanto tempo porque ele tentou fazer com que todos gravassem juntos o máximo possível, alinhando suas agendas.

Em seguida, cada um dos seiyuu explicou como ou por que eles se envolveram com o Death Stranding.

Akio Otsuka é a voz japonesa de Snake, então ele trabalha com Kojima há décadas. Ele mencionou que era mais uma vez muito divertido trabalhar com ele.

Kikuko Inoue apareceu em quase todos os jogos de Metal Gear Solid , principalmente no The Boss. Ela disse que estava preocupada se Kojima ofereceria a ela um papel novamente ou não, e ela não estava tendo muitas esperanças. Então, ela estava realmente feliz por estar no Death Stranding .

Akihiko Ishizumi mencionou que Death Stranding foi a primeira vez que ele trabalhou com Kojima, e ele disse brincando que espera dar a ele papéis cada vez. Kojima acrescentou que ouviu Ishizumi nos dubs japoneses de muitos filmes e sempre o desejou para um de seus jogos.

Satoshi Mikami, que dublou Ocelot em Metal Gear Solid 5, disse brincando que se sentiu deixado de fora quando o trailer da E3 2018 foi lançado e Kojima ainda não entrou em contato com ele. Ele ficou muito feliz quando foi contatado para gravar o trailer do TGS 2018, a primeira vez que ouvimos o jogo em japonês. Kojima mencionou que Mikami frequentemente expressa bons rapazes, então ele queria que ele desempenhasse um papel mais vilão pela primeira vez.

Em seguida, cada seiyuu compartilhou algumas palavras em seus personagens.

Akio Otsuka disse que está ficando velho agora e precisa deixar os papéis principais para os jovens seiyuu. Então ele ficou feliz em expressar Die Hardman, um papel de apoio. Kojima imediatamente interrompeu dizendo que isso não é verdade e que ele sempre será o "chefe" em seu coração. Por isso, ele fez Akio Otsuka dar voz ao Die hardman, porque ele é o chefe de Sam. Eles também mencionaram como Otsuka teve um papel de líder durante a gravação e amarraram todos juntos, como a pessoa com o relacionamento mais longo com Kojima.

Kikuko Inoue disse que realmente gosta de Amelie por causa de seu rosto e misteriosa. Há também o fato de que na praia, Amelie não envelhece, então é como uma meta-piada com sua eterna rotina de 17 anos. Kojima também mencionou Amelie é uma referência ao navio de guerra espacial Yamato 2199 , Starsha, que foi dublado por Kikuko Inoue. De certa forma, Amelie está convidando Sam para uma viagem, assim como Starsha convida a humanidade a viajar para Iskandar para salvar a Terra.

Satoshi Mikami disse brincando que não entendeu por que Kojima não revelou o nome de Higgs de volta na Tokyo Game Show 2018 quando ele foi revelado, apenas o chamando de "o homem mascarado de ouro". Kojima e Mikami disseram que é difícil falar sobre Higgs porque qualquer coisa que eles disserem se transformará em spoilers, mas eles acrescentaram que ele realmente não é "tão vilão".

Akihiko Ishizumi disse que ele é o único a não expressar um personagem "legal". Ao mesmo tempo, tudo bem para ele, porque ele não precisava tentar fazer uma voz fria. Kojima mencionou que Deadman pode não parecer legal, mas ele é um dos primeiros personagens que aparecem no jogo, então ele acha que definitivamente será popular. Eles ainda não conseguem explicar por que Deadman é chamado de "Deadman" porque serão grandes spoilers. Mesmo com "Die Hardman". Kojima disse que seremos "aaaaah, então é isso que significava" ao terminar o jogo.

O elenco e Hideo Kojima disseram que você ficará emocionado com o final de Death Stranding e como "É algo que você só pode fazer com jogos".

Akihiko Ishizumi também foi questionado sobre como se sentia ao trabalhar com um grupo de pessoas que já estão acostumadas. Ele disse que tudo correu muito bem e também começou a assistir aos filmes que Kojima fala no Twitter.

Em seguida, eles exibiram mensagens de vídeo do seiyuu que não pôde comparecer ao talk show.

A primeira mensagem de vídeo foi de Kenjiro Tsuda / Sam. Ele disse que Sam é um personagem realmente encantador e como Norman Reedus fez um ótimo trabalho. Sam interage com muitas pessoas diferentes, representando uma história particularmente agradável. Quando perguntado como descrever o Death Stranding em uma única frase, Tsuda disse que é praticamente impossível. Mas ele provavelmente iria com "Uma história que conecta pessoas". Tsuda disse que Death Stranding é um presente de Kojima para todos no mundo que estavam esperando por um novo jogo dele. Representa os elos entre todos, a velha e a nova geração. como as linhas que caem no logotipo do Death Stranding . Tsuda terminou dizendo que espera que todos possamos viajar juntos e fazer algumas memórias com o Death Stranding .

Comentando a mensagem de vídeo, Kojima disse que Kenjiro Tsuda fez um trabalho incrível com o dub, mesmo com os gritos e gemidos de Sam. Eles passaram muito tempo juntos durante a gravação e sempre foi um prazer. Kojima também mencionou como Tsuda costumava pedir para refazer uma cena, mesmo quando deu o OK e disse que já era perfeito. Kikuko Inoue também era o mesmo. Os dois refaziam suas linhas repetidas vezes, melhorando-as a cada momento. Inoue mencionou que Tsuda estava realmente na gravação, e sempre que o ouvia dizer “Amelie”, era tão poderoso que ela sempre sentia que poderia fazer um trabalho ainda melhor. Ela não parava até sentir que retratou adequadamente a "verdadeira Amelie" com a qual Tsuda estava conversando.

Kojima também mencionou como Norman Reedus é extremamente popular em todo o mundo, por isso foi muito difícil decidir quem escolheria retratá-lo em japonês. Ele hesitou muito, revendo os filmes japoneses. Ele fez sua escolha ao revisar a Lethal Weapon e ficou impressionado com o desempenho de Kenjiro Tsuda. Ele imediatamente seguiu Tsuda no Twitter, Tsuda o seguiu de volta e, em seguida, ofereceu-lhe o papel via DM. No começo, eles continuaram conversando sobre filmes, pois são ambos otaku de filme.

Eles também mencionaram como organizaram festas de aniversário para cada um dos seiyuu cujo aniversário foi durante o período de gravação, de dezembro de 2018 a agosto de 2019. Akihiko Ishizumi disse brincando que a gravação terminou antes que eles fizessem seu aniversário, então Kojima disse a eles que ' Definitivamente celebraremos tudo juntos no próximo mês (é em 25 de outubro).

A próxima mensagem em vídeo foi de Hochu Otsuka / Heartman e Kazuhiro Yamaji / Cliff

Hochu Otsuka mencionou como Heartman é um ótimo personagem e ele ficou muito feliz em expressá-lo. Ele foi acompanhado por Kazuhiro Yamaji no vídeo. Eles são amigos desde sempre e se consideram irmãos. Eles mencionaram como, vendo a idade de ambos, agora, Death Stranding pode ter sido a última vez que eles trabalharam em algo juntos, por isso são muito gratos a Kojima. Eles também mencionaram que Kojima foi um ótimo criador de humor durante as gravações. No entanto, Yamaji disse que em algum momento Kojima estava completamente exausto.

Akio mencionou que Hochu Otsuka e Kazuhiko Yamaji têm a mesma idade (65 anos), por isso eles sempre foram amigos. Kojima disse que Hochu Otsuka frequentemente expressa personagens que acabam morrendo, então, se Heartman morre ou não, é uma das coisas pelas quais você deve esperar. Kojima também mencionou que Hochu Otsuka é um dos seiyuu que são extremamente talentosos em falar rápido, algo que ele fez Heartman fazer.

Kazuhiro Yamaji foi escolhido porque ele realmente se sente como Mads Mikkelsen em japonês. Kojima disse que foi ao ponto em que alguns membros da equipe pensaram que Kojima estava gravando Mads falando em japonês. Kojima não conseguiu dizer nada sobre Cliff porque tudo é spoilers, mas acabou dizendo: "algo de grande coisa acontece com ele no final". Ele acrescentou que "você definitivamente se tornará fã de Mads Mikkelsen, se ainda não o era".

Quanto ao comentário de Yamaji sobre Kojima estar cansado, Kojima respondeu que está se sentindo melhor agora. Enquanto ele ainda está trabalhando no jogo, e você pode pensar que ele se esgotará trabalhando, pois faltam apenas 2 meses para o lançamento, ele disse que vai ficar bem e que o jogo terminará antes do lançamento.

Em seguida, Kikuko Inoue leu uma carta de Maaya Sakamoto / Mama

Na mensagem, Maaya Sakamoto disse que nunca jogou realmente, então na verdade ela não conhecia Kojima antes. Então, a primeira vez que ela foi à gravação, eles conversaram sobre jogos e Death Stranding o dia inteiro. Sakamoto mencionou que em fevereiro de 2019, quando Kojima anunciou publicamente que estava no jogo, todos que ela conhecia a elogiavam. Seja seus amigos, seus antigos colegas de classe ou seus colegas seiyuu, todos entraram em contato com ela para parabenizá-la e dizer: “Uau, você está em um jogo de Kojima? Fantástico!". Foi quando ela percebeu o quão popular os jogos de Kojima são e o quanto eles são amados em todo o mundo. Ela acrescentou que dar voz a Mama era divertido e como ela é uma personagem grande e profunda, que não pode ser facilmente descrita. Maaya Sakamoto encerrou sua mensagem dizendo que Death Stranding será o primeiro jogo que ela jogará em muito tempo e que, mesmo que você não participe de jogos, você definitivamente gostará.

Akio Otsuka estava olhando a carta enquanto Kikuko Inoue a lia. Ele apontou engraçado como, por alguma razão, “shuurokuchuu / durante a gravação” foi escrito com hiragana em vez de kanji. Kojima disse que, embora Maaya Sakamoto não o conhecesse, ele a conhecia, já que ela é uma veterana seiyuu que apareceu em vários anime e ela apelidou Natalie Portman nos dubs japoneses dos filmes. Ele acrescentou que ela foi incrível durante a gravação de Death Stranding e praticamente acertou todas as suas falas na primeira tentativa. A tal ponto que Kojima achou que não era muito profissional dele acabar bem com todas as suas falas o tempo todo.

A mensagem de vídeo seguinte e final foi de Nana Mizuki / Fragile.

Nana Mizuki pediu desculpas por não poder comparecer e brincou sobre como ela poderia literalmente aparecer no palco (ela estava certa ao lado de Makuhari Messe fazendo um show). Ela mencionou que Fragile é realmente um personagem muito bom e multifacetado, por isso dar voz a ela foi bastante complicado. Ao mesmo tempo, foi uma experiência particularmente agradável, porque ela não fazia muito esse tipo de personagem no passado. Quando solicitado a descrever o Death Stranding em uma única frase, Nana Mizuki disse que é impossível. Sua melhor explicação seria que "Death Stranding reflete realisticamente a sociedade humana". Ela disse que é uma história dramática com muita bagagem por trás. E também poderia ser comparado a "uma árvore que cresce galhos, depois cresce folhas e depois frutifica e depois dá vida à vida novamente". Ela terminou dizendo: “ Death Stranding é um reflexo da sociedade humana e isso me fez pensar em mim e na minha própria maneira de fazer as coisas, e sinto vontade de me desafiar novamente agora”.

Comentando a mensagem de vídeo, Kojima disse que Fragile tem uma ótima história e que seu nome é uma dica sobre isso e como ela está “quebrada”. E como, apesar disso, ela é uma personagem extremamente forte. E Nana Mizuki foi a melhor escolha para interpretar um personagem tão forte. Ele costuma ir aos shows dela e sempre fica surpreso ao ver como ela parece uma pessoa delicada e, no entanto, é ultra-poderosa. Ele acrescentou que seu personagem anterior em seus jogos (Paz em Metal Gear Solid Peace Walker e MGS 5 ) teve desenvolvimentos chocantes, e desta vez também algo surpreendente acontecerá.

Kikuko Inoue foi convidado a comentar sobre as personagens femininas do Death Stranding e como as gravações foram. Ela disse que, infelizmente, os horários deles nunca combinaram, então ela não conseguiu gravar com “Maaya chan” nem uma vez, mas ela sempre ficou impressionada com sua atuação ao ouvi-la mais tarde. Kojima e todos os outros adicionaram comentários semelhantes. Quanto a "Nana chan", Kikuko disse que eles gravavam juntos o tempo todo. Eles são amigos um do outro também, então eles sempre se empolgaram em se conhecer no estúdio de gravação. No entanto, ela mencionou que há uma certa cena em Death Stranding em que seus personagens estão em desacordo. Essa cena levou um tempo para serem feitas, provavelmente porque geralmente são muito amigáveis ​​entre si. Kojima e Kikuko acrescentaram que naquela cena, há basicamente um relacionamento do tipo “triângulo amoroso” entre Amelie e Fragile. Eles não podem dizer mais porque são spoilers.

Por fim, Kojima mencionou como há um certo seiyuu com quem ele costumava trabalhar no passado. Infelizmente, nenhum dos personagens de Death Stranding se encaixa nele, então ele inicialmente desistiu de fazê-lo aparecer no jogo. No entanto, depois que ele começou a incluir participações especiais, Kojima percebeu que poderia fazê-lo aparecer dessa maneira também, em uma das histórias secundárias.

(Registro de data e hora) Depois disso, eles revelaram aquele seiyuu como Tomokazu Sugita (que dublou Kaz), revelando que ele está no elenco japonês de Death Stranding com uma mensagem curta. Na mensagem, Sugita imita a voz de Akio Otsuka, e o elenco no palco e parte do público na verdade não perceberam que era Sugita. O próprio Akio Otsuka achou que era bem estranho no começo, porque ele não se lembrava de gravar essas falas. Kojima mencionou que o personagem dublado por Sugita é alguém que imita regularmente a voz de Akio Otsuka / Die Hardman no jogo. Kojima também manteve em segredo a inclusão de Sugita no elenco para Akio Otsuka e o resto do elenco, fazendo-o gravar separadamente.

Quando o evento chegou ao fim, Kojima e o seiyuu compartilharam algumas últimas palavras sobre Death Stranding :

Akio Otsuka mencionou como alguns podem dizer que o conflito faz parte da natureza da humanidade. Atualmente, no entanto, vivemos em sociedades civilizadas, então você não pode simplesmente sair e bater em alguém e todos precisam se dar bem. Death Stranding pode ser pioneiro em como tenta explicar isso através de um jogo.

Kikuko Inoue disse que a história do Death Stranding é particularmente profunda. O elenco e ela mesma foram movidos muitas vezes durante a gravação. E graças ao modo Very Easy, mesmo as pessoas que não estão acostumadas a jogar podem terminar o jogo e aproveitar a história. Ela deseja compartilhar a história e o que a motivou com o maior número possível de pessoas.

Satoshi Mikami mencionou que há uma cena em que seu personagem Higgs vai: “Eu finalmente descobri a verdade de Death Stranding !!”. Ele disse, brincando, que ele próprio não descobriu nada. Então, ele espera que muitas pessoas joguem o jogo e o entendam.

Akihiko Ishizumi começou dizendo que não joga, e foi engraçado interrompido por Akio Otsuka dizendo: "Não posso acreditar que ainda há pessoas assim hoje em dia". Ele disse que Death Stranding será o primeiro jogo que ele jogará. E o modo Very Easy, feito para pessoas que nunca tinham um controle, é uma ideia que Kojima teve depois que falou com ele sobre isso.

Akio Otsuka acrescentou que seria legal se você pudesse jogar Death Stranding junto com sua família. Porque fará com que as pessoas da sua família que não jogam jogos se interessem por elas e as faça perceber que os jogos são bons. Kikuko Inoue acrescentou que Death Stranding também é um jogo que faz você perceber que não está sozinho. Existem muitas pessoas no mundo que se sentem sozinhas ou que carregam um fardo pesado sozinhas, e o Death Stranding pode fazer você perceber que pode se conectar com outras pessoas ou que já existem outras com você. Kojima também acrescentou que ele próprio se sentiu sozinho muitas vezes ao longo da vida, e você não deve desistir nesses momentos e continuar esperando o futuro.

Hideo Kojima encerrou o talk show com a seguinte mensagem:

Você sabe, a comunicação humana mudou à medida que a tecnologia evoluiu. No passado, só tínhamos cartas. Depois tivemos telefones, rádios e TVs. E agora na rede, podemos nos comunicar em tempo real com qualquer pessoa em qualquer lugar. O mundo agora está diretamente conectado. Ao mesmo tempo, com todos escondidos atrás dos teclados, isso facilitou a propagação da negatividade. Com o sistema de jogos do Death Stranding , desejo conectar indiretamente o mundo. Dessa forma, as pessoas voltarão a pensar nos sentimentos uma da outra. Espero que as pessoas que experimentam o Death Stranding tentem entender mais sobre os outros e a sociedade em que vivemos, tornando o mundo um lugar melhor.

Você pode assistir à jogabilidade Death Stranding revelada no Tokyo Game Show 2019 aqui e aqui.

O Death Stranding será lançado no PS4 em 8 de novembro. Você pode encomendar na Amazon.

Esta publicação contém links de afiliados nos quais o DualShockers recebe uma pequena comissão sobre as vendas. Todo e qualquer suporte ajuda a manter o DualShockers como uma plataforma autônoma e independente para opiniões menos populares e cobertura de notícias.


Mais Artigos...

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.