Smartphones têm vindo a facilitar a vida dos portugueses durante as férias – Ao fim ao cabo, os smartphones e portáteis são dispositivos cada vez mais comuns no dia-a-dia dos portugueses. Afinal, mais de 70% da população já utiliza este tipo de ferramentas para navegar na web, actualizar redes sociais e até realizar os mais variados tipos de compras.

No entanto, de forma bem curiosa, é nas áreas do turismo e do transporte que as aplicações conseguem maior destaque e uso! As funções de GPS, reservas de hotéis e aluguer de carros são novidades que agradam não apenas os portugueses, mas também estrangeiros de quase todos os pontos do planeta.



Os smartphones e aplicações móveis mudaram a vida do tradicional turista!

Portanto, segundo uma pesquisa realizada em 2016, podemos perceber que o setor de hotelaria passou por grandes mudanças com o crescimento das aplicações móveis. Aliás, na China, por exemplo, em apenas dois anos o número de reservas utilizando telemóveis subiu dos 6% para os 20%. (Percentagem que seguramente é agora significativamente maior)

A justificação para esse crescimento é simples… Os utilizadores gastam menos dinheiro, se utilizarem as muitas aplicações móveis disponíveis no mercado.

Dito isto, utilizando alguns consultores de preço, é possível conseguir desconto de quase 30% em comparação às reservas realizadas por agência de turismo ou directamente feitas nos hotéis. A mesma pesquisa também aponta que a facilidade de realizar tudo pelo smartphone, seja para reservar ou até anotar na agenda, também faz com que as pessoas utilizem ainda mais os dispositivos com internet para planejar viagens.

Ainda assim, isto não está restrito apenas aos hotéis, já que o aluguer de carros também está a passar pela mesma revolução tecnológica. Ou seja, se antes as pessoas costumavam procurar uma agência próxima ao aeroporto ou no centro da cidade, actualmente boa parte das reservas de veículos acontecem via aplicações ou então por um site na web. Essa escolha faz com que a viagem fique bem mais fácil, perdendo menos tempo em detalhes chatos.

Aluguer de carros

Assim como acontece nas aplicações para hotéis, os comparadores de preço também funcionam para os carros. São plataformas que mostram o preçário de quase todas as empresas em Portugal, auxiliando na escolha das mais baratas ou das que oferecem melhores descontos e itens opcionais. Numa viagem com a família ou os amigos, este tipo de informação pode ajudar a planear o tempo.

Outro aspecto positivo é a economia que isso pode trazer aos turistas, seja em Portugal ou então em viagens para outro país europeu. Com as aplicações e os sites na web, é possível escolher veículos mais económicos e deixar a viatura própria na garagem da morada. Dessa forma, os gastos com futuras manutenções ou pneus acabam por ser reduzidos e ajudam nas contas de toda a época.

No entanto, isso não é utilizado apenas para o sector do turismo. O aumento do número de pessoas que utilizam o aluguer de carro por poucos dias, seja para mudanças, para transportar alguma compra maior ou então para uma ida à praia, ajuda essas aplicações a crescerem. A economia nestas situações, onde é possível até fugir de um frete mais caro, faz com que a ajuda online seja bem-vinda e também um facilitador.

Mapas e GPS

Entre as aplicações que mais fazem sucesso em Portugal estão também as que disponibilizam mapas e GPS offline. Google Maps, Zomato e várias outras não indicam apenas estradas e localização de lugares, mas também reviews e dicas de onde encontrar um restaurante mais fixe ou até mesmo um parque no meio da cidade. É uma ferramenta quase obrigatória, e todos que possuem um smartphone costumam tê-la no ecrã inicial.

O sistema de mapas do Google é o favorito e mais utilizado por todo o mundo. Uma pesquisa feita pela revista The Manifest mostrou que quase 70% das pessoas utilizam a ferramenta, enquanto o Waze e o Apple Maps ficam logo atrás. Assim, é possível entender o motivo do grande investimento que essas empresas realizam nestas aplicações com GPS e mapas interactivos.

Outras companhias, como a TomTom, também são referência quando o assunto é GPS. Além de possuir mapas de quase todas as cidades do mundo, esses sistemas também conseguem mapear trânsito e outras informações que ajudam o condutor. Por isso, não deixe de experimentar qualquer uma dessas aplicações disponíveis para smartphones ou outros dispositivos inteligentes. Além de facilitar o dia-a-dia, também podem ajudar a ter um valor que surpreende no final do mês.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.