A Google Play Store que é como quem diz a loja da Google para dispositivos Android, é sem dúvida uma das aplicações mais importantes que temos no nosso smartphone. No fundo, é ela que nos abre a porta a todas as outras aplicações. Com esta responsabilidade nas mãos, tem obrigatoriamente de zelar pela nossa segurança. É que se algo corre mal, é o nosso smartphone que sofre. Ora a Google Play Store recebe duas grandes novidades a pensar nos utilizadores. A primeira é a possibilidade de alertar acerca de aplicações desconhecidas que podem instalar outras apps no sistema. A outra é um modo incógnito.

Google Play Store recebe duas grandes novidades em breve!

Estas novidades foram descobertas porque o XDA Developers gosta de descobrir coisas. Dito isto, desmontaram o APK (o executável da loja no sistema operativo Android) e encontraram algumas evidências interessantes.

Vamos começar pelo modo incógnito.

A Google quer ajudar os utilizadores a terem mais privacidade. Para além disso querem garantir que os utilizadores controlam os seus dados. É por esse motivo que cada vez mais aplicações estão a receber o modo incógnito. Assim podem navegar sem serem recolhidos dados acerca dessa sessão.

Assim, a Google Play Store v17.0.11 contém novas linhas que revelam que este modo vai chegar em breve.

Na prática dizem:

Turn on Incognito mode
Turn off Incognito mode

A outra novidade diz respeito à segurança com as aplicações.

No Android 9 Pie, a Google removeu o botão universal que permitia a instalação de aplicações fora da Play Store, ou aplicações desconhecidas como são chamadas. Em vez disso, os utilizadores têm de dar permissões a cada app que tenta instalar um APK proveniente de fontes externas à Play Store. Por exemplo, o Fortnite está disponível para Android mas não é distribuído através da Play Store. Assim os utilizadores têm de descarregar o Instalador a partir do site da Epic Games e dar permissões para que ele seja executado e instale outras apps no sistema. Ora isto vai passar a ser responsabilidade da Play Store. Dito isto vai relembrar os utilizadores acerca de apps que podem estar instaladas e que têm a capacidade de carregar outras apps no sistema. Assim dificilmente haverão surpresas.

Leia também:

Dark Mode para a Play Store já está nos Samsung com Android Pie

Call of Duty: Mobile está a arrasar todos os jogos. Já testou?

Google Play Store: Não quer ficar sem dinheiro? Remova esta apps!


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.