Nesta semana os usuários do Windows XP, da Microsoft, que utilizam o iTunes, da Apple, tiveram um surpresa: Ele simplesmente começou a ter problemas de conectividade e praticamente não funciona mais no sistema operacional. O motivo? Um erro de conectividade que o reduz a um player comum.

Aproveite melhor o iTunes 12; confira 15 dicas imperdíveis

Itunes (Foto: Divulgação/Apple)

Uma discussão no fórum Apple Support Communities aponta que o programa não consegue mais fazer login na loja iTunes. Por conta disso, funções como a compra de conteúdo, a reprodução de filmes já adquiridos e programas de TV, a reprodução do conteúdo protegido por DRM, backup, atualização e sincronização não funcionam mais e apresentam erros.

Agora, em vez de fazer tudo isso, o programa somente exibe uma mensagem que diz: “We could not complete your iTunes request. An unknown error occurred (error 0×80090326)” (Nós não poderíamos concluir o seu pedido iTunes. Ocorreu um erro desconhecido (0×80090326 erro).

Alguns usuários também relatam que recebem uma mensagem de “error -50? ou que as mensagens de erro alternam entre esses dois códigos, ou simplesmente aparece uma mensagem de “unknown error” (erro desconhecido).

A questão tem relação com a conexão segura que o iTunes usa para se conectar à iTunes Store, o que significa que não afeta os usuários até que tentem fazer login. Por ser basicamente uma central de gerenciamento da biblioteca de aplicativos e conteúdos, isso praticamente inutiliza o software.

iTunes está exibindo um erro ao ser executado no Windows XP (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Como se trata de um erro de conectividade e não houve qualquer atualização esta semana que poderia ser responsabilizada, o problema parece que está no protocolo de comunicação que o programa usa. De alguma forma ele foi modificado e mesmo usuários que tentaram utilizar o versões mais recentes ou antigas do iTunes no Windows XP, encontraram o mesmo tipo de erro.

Para resolve

... r o problema, a Apple terá que levar as mudanças feitas em seu protocolo de conectividade para as versões do iTunes que ainda suportam o XP. O problema é que o sistema já foi abandonado pela Microsoft e está cada dia com menos usuários. De acordo com a Net Applications, no mês passado ele tinha pouco mais de 16% mercado de sistemas operacionais.

Até a publicação, a Apple ainda não havia publicado nenhuma correção. Resta aos usuários do Windows XP que precisam do iTunes, esperar por uma solução ou migrar para sistemas mais recentes.

Via VentureBeat



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.