Chrome OS é o sistema operacional do Google, utilizado em Chromebooks. A plataforma funciona sempre online e é conhecida pela segurança e por estar sempre atualizada, além de exigir pouco do hardware do computador. Portanto, é uma opção interessante para quem precisa de um PC para navegar na web e não se importa com aplicativos mais simples, ou até para usuários que tenham uma máquina mais antiga.

Para transformar seu PC em Chromebook, é possível utilizar o CloudReady, versão de código aberto do Chrome OS desenvolvida pela Neverware. O software é gratuito e pode ser instalado facilmente por meio de um pen drive. Veja a seguir como instalar o sistema do Google em notebooks com Linux, Windows e macOS.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O que você vai precisar

Antes de começar, é importante se assegurar de que há um pendrive de, pelo menos, 8 GB de capacidade que possa ser formatado para criar o instalador. Segundo a Neverware, não é recomendado utilizar pen drives da Sandisk por conta de possíveis falhas no processo.

Além disso, é necessário ter acesso temporário a um computador com Windows, Mac ou Linux que tenha o Google Chrome instalado e pelo menos 2 GB de memória RAM. O instalador pode ser criado na mesma máquina que será transformada em Chromebook, desde que ela esteja em funcionamento e cumpra os requisitos.

Veja se o computador é compatível

O CloudReady é compatível com diversos modelos de computador. Para ter certeza de que a máquina suporta o sistema, é possível informar a versão do aparelho na página de suporte da Neverware (https://guide.neverware.com/supported-devices/). Se o PC aparecer na lista, avance para a criação do instalador.

Como criar o pendrive de instalação

Passo 1. Baixe o instalador na página da Neverware e execute o arquivo no computador. Avance até a tela de escolha de versão e selecione de acordo com o computador que receberá o sistema. A variante de 64 bits é compatível com a maioria dos PCs, enquanto a de 32 bits é destinada a máquinas mais antigas;

Passo 2. Conecte o pendrive e avance. Selecione o pen drive na tela e clique em “Next”;

Passo 3. O assistente fará o download da imagem do software e instalará no pendrive. O processo completo leva cerca de 20 minutos. Ao final, clique em “Finish”;

Como instalar no computador

Conecte o pendrive com o instalador no computador e faça boot pelo pendri

... ve. O procedimento de inicialização via USB muda dependendo do modelo e da fabricante. Em geral, consiste em reiniciar o PC, teclar F2 na tela de início e selecionar o pendrive como meio para realizar o boot do sistema para que o CloudReady inicie automaticamente. Para instalar o sistema, clique no menu do canto inferior direito e selecione “Install OS”.

Chromebook Samsung vale a pena? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.