As ameaças aos utilizadores de dispositivos móveis não param de aumentar. Assim, não é de estranhar que tenham de existir cuidados redobrados. É por esse motivo que se tem um smartphone Android é importante verificar alguns pormenores antes de descarregar uma aplicação. Entretanto, o mais importante é consultar a caixa de comentários. Em quase todas as aplicações falsas, surgem comentários a expor a aplicação revelando que só instalam publicidade ou dão origem a outros comportamento estranhos no smartphone. É que quando se instalam esse tipo de aplicações da Google Play Store os ícones desaparecem e mais difícil removê-las.

Google Play Store: remova já estas aplicações do seu smartphone!

Ora a Sophos descobriu mais 15 aplicações Android originalmente encontradas na Google Play Store. Assim mostram anúncios no seu dispositivo e podem até espiá-lo. Isto gera receita para os utilizadores mal intencionados e, com os ícones a desaparecerem após a instalação, são mais complicadas de excluir. Entretanto, alguns até mudam a sua identidade para enganarem os utilizadores. No mínimo, 1,3 milhão de smartphones têm uma destas aplicações instaladas. Apenas a título de exemplo a app Flash On Calls & Messages, foi instalada mais de um milhão de vezes. Muitas delas foram publicadas na Play Store em Julho.

Como é que estas ameaças que estão mascaradas na Google Play Store funcionam?

Quando uma destas aplicações é instalada, aparece uma mensagem no smartphone a avisar “Esta aplicação é incompatível com o seu dispositivo!” Depois a instalação da app também parece falhar e somos levados para a aplicação Google Maps. Em primeiro lugar isto é feito para demonstrar que a app de navegação é o problema. Posteriormente o ícone da aplicação fica oculto no iniciador; Por vezes acontece imediatamente, outras vezes depois de um período de tempo. Além disso, 9 das 15 apps utilizam ícones que podem confundir os utilizadores. Uma delas até copiou a imagem da Google Play Store e usou o mesmo ícone. No entanto, outras apostam em nomes mais genéricos como “Update”.

Vamos então ver os nomes as 15 aplicações que tem mesmo de tirar agora mesmo:

Flash On Calls & Messages
Rent QR Code
Image Magic
Generate Elves-
SavExpense
QR Artifact
Find Your Phone
Scavenger—speed
Auto Cut Out Pro
Background Cut Out
Photo Background
ImageProcessing
Background Cut Out
Auto Cut Out
Auto Cut Out 2019

Eventualmente eles não vão aparecer na janela de aplicações normal do seu smartphone. Foi como referi. Os ícones desaparecem. Assim tem de ser mesmo através das definições do sistema e depois na secção aplicações. Qualquer ajuda que seja necessária também estamos cá.

Leia também:

Google Play Store: Não quer ficar sem dinheiro? Remova esta apps!

Google Play Store já tem uma novidade para gerir aplicações!

Alerta! Aplicações infetadas na Play Store têm recorde de downloads

Fonte


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.