Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

(Atualizado 20/10/2019) -> A Sony tem optado por uma estratégia bastante interessante para promover ou pelo menos aumentar o ‘hype’ à volta da sua próxima consola de nova geração, a muito esperada PlayStation 5.

Afinal de contas, a gigante Japonesa optou por não comparecer na E3 2019, onde a sua rival Microsoft até revelou alguns detalhes bastante curiosos acerca do seu ‘Project Scarlett’.

Dito isto, a Sony tem optado por fazer pequenas entrevistas, revelando poucos mas muito importantes e interessantes detalhes acerca do hardware e capacidades da PlayStation 5. Para de certa forma, deixar os jogadores a querer mais, mas sem descurar a sua atual PS4, que segundo a empresa, ainda tem muitos anos pela frente.

A PlayStation 5 irá ser a sucessora da PS4 e PS4 Pro, sendo poderosa o suficiente para conseguir alcançar os 4K/60FPS em todo e qualquer jogo (Poderá também alcançar os 8K ou 120FPS em alguns títulos)

Dito isto, vamos ver os rumores que têm chegado à Internet nas últimas semanas


1. Especificações técnicas da PlayStation 5

  • Nome de Código: Epsilon
  • CPU: x86-64 AMD “Zen 2” 8 núcleos/16 threads a 3.2GHz
  • GPU: AMD Radeon “Navi” capaz de 14TFLOPS
  • Memória: 20GB -> 16GB de memória GDDR6 capaz de 860GB/s + 4GB memória DDR4 para o Sistema Operativo
  • Armazenamento: 1TB/2TB HDD + SSD PCIe 4.0 ‘Custom’ Super Rápido
  • Anúncio Oficial: Fevereiro 2020
  • Lançamento Oficial: Dezembro de 2020

Em paralelo, deverá contar com um leitor BDXL, de modo a suportar a nova geração de discos Blu-Ray XL, que conseguem armazenar 128GB.

(Atualização) – O muito conhecido leaker ‘TUM_APISAK’, fez uma publicação onde partilha com todo o mundo, o código fonte de um chip personalizado da AMD… Que pelos vistos irá ser utilizado na PlayStation 5!

O nome de código “2G16002CE8JA2_32/10/10_13E9″ deste chip AMD, não revela qualquer informação por si só, mas se tiver um olho um pouco mais treinado, é possível retirar alguma informação bastante interessante… Ora veja:

Assim, este leak indica que as especificações da PlayStation 5 são as seguintes:
  • CPU Ryzen de terceira geração, com oito núcleos de processamento físicos (16 threads) com uma frequência ‘Boost’ de 3.2GHz
  • Arquitetura AMD Zen 2 para o CPU
  • Arquitetura Navi com suporte a Ray-Tracing para o GPU

2. Logo que a Sony irá utilizar para a PS5

A PlayStation 5 vai contar com um SoC produzido pela AMD, constituído por um CPU Zen 2 de 8 núcleos e 16 threads. Bem como um GPU Navi, que infelizmente ainda não conhecemos as especificações totais. Ainda assim, segundo os mais recentes leaks, estamos a olhar para uma performance ao nível de uma RTX 2070.


3. Preço

É esperado que a nova consola da Sony chegue ao mercado com um preço bastante razoável de 500€. No entanto, Mark Cerny, arquiteto de sistemas da Sony, já veio a público dizer que talvez o preço seja mais alto do que o esperado.

Ainda assim, muitas são as lojas que continuam a mencionar o preço de~500 dólares/euros. Na minha opinião este vai mesmo ser o preço final da PlayStation 5.


4. Data de Lançamento

A Sony já confirmou o lançamento para a altura do Natal. Com vários ‘leaks’ a apontar mesmo para o mês de Dezembro. O que para nós é demasiado tarde, mas também deverá depender da data que a Microsoft escolher para a ‘Scarlet’.


5. DualShock 5

Aparentemente, o comando também vai mudar significativamente!

Assim, além de algumas mudanças a nível de design, é possível que o comando venha a receber um ecrã ’touch’, bem como outras funcionalidades que deverão garantir uma maior envolvência do jogador. Nomeadamente ‘Triggers’ pré-programados pelos estúdios, bem como um sistema de feedback háptico que vai finalmente substituir o velhinho motor de vibração.



6. Jogar na ‘Cloud’!

O futuro é na nuvem, e se por acaso tem uma internet super rápida, e odeia ter o seu disco rígido super cheio, é provavelmente um casamento feito no céu para si. Devido a tudo isto, a PS5 deverá ter um grande foco no Streaming.

Aliás, o novo comando irá conseguir ligar-se diretamente aos servidores da Sony, sem input da consola propriamente dita.

6. Suporte Nativo a Realidade Virtual

A nova PlayStation 5 deverá ser a melhor amiga da Realidade Virtual, com suporte nativo.


7. Jogos de lançamento – Já conhecemos alguns dos jogos de lançamento, onde podemos incluir

  • Death Stranding (Deverá sair primeiro na PS4)
  • The Last of Us 2 (Deverá sair primeiro na PS4)
  • Ghost of Tshushima (Deverá sair primeiro na PS4)
  • Bethesda’s Starfield
  • Red Dead Redemption 2 PS5
  • Horizon Zero Dawn 2

8. Retro-Compatibilidade

A Sony tem sido imensamente criticada nos últimos anos, por ter esquecido as suas antigas consolas, e por consequência disto mesmo, ter perdido um gigantesco leque de excelentes jogos…

É verdade, que a empresa até já lançou o PS Now, como uma alternativa, mas acaba por não ser a mesma coisa

Por isso, com a Microsoft a apostar cada vez mais nesta vertente, parece que a nova PS5 vai também seguir o mesmo caminho! Prova disso, são as muitas patentes que já vieram a público.

9. Assistente Virtual PlayStation

Uma das grandes novidades da PlayStation 5 vai ser a inclusão de um assistente virtual a pensar nos videojogos. Ou seja, enquanto o Assistente da Google, Bixby e Siri respondem a várias perguntas, entre outras coisas… O novo assistente da Sony irá servir como um companheiro dentro do próprio jogo!


Sony PlayStation 5 (Tudo o que sabemos) – O que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo!


Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.