Nesta quinta-feira (24) o primeiro táxi autônomo, que dirige sozinho e sem motorista, fez sua primeira corrida com passageiros humanos. Ainda em fase de testes, o veículo é programado para percorrer um trajeto de aproximadamente 19 quilômetros, sem ajuda de motorista. Durante dois meses, 130 voluntários serão transportados pelas ruas de Croydon e Bromley, ao sul de Londres, em modelos Ford Mondeo, modificados com tecnologia da FiveAI, empresa que recebeu aporte de 12,7 milhões de libras do governo britânico para desenvolver o projeto – na cotação atual da moeda, o montante passa de R$ 65 milhões. A previsão é que automóveis que dirigem sozinhos, sem a ajuda de motoristas, sejam explorados comercialmente no país a partir de 2021.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Inicialmente, o veículo passou por provas para atestar sua capacidade de desviar de robôs. Depois, os testes passaram a incluir pessoas simulando pedestres. Na nova fase de experimentos, os criadores pretendem ver como o carro se comporta em ruas movimentadas e sendo obrigado a seguir as normas de trânsito. A legislação britânica já permite que automóveis do tipo circulem nas ruas, desde que tragam certos requisitos de hardware e tenham sempre um motorista pronto para dirigir, em caso de falha do sistema automático.
Durante a fase de testes com passageiros humanos, estarão sempre no carro um técnico e motorista reserva de prontidão. Cada veículo fará o percurso completo três vezes por dia várias e diversas vezes por semana. Os voluntários são funcionários de uma empresa de seguros e viajarão sempre um por vez, em cada um dos automóveis.
O veículo conta com diversos sensores para rastrear o ambiente e evitar colisões. Câmeras no teto medem a velocidade do carro e as distâncias para objetos ao redor, enquanto sensores nas laterais localizam pedestres e outros automóveis. Com dados de GPS, ele cria um mapa que ajuda a descobrir se o caminho está sendo realizado da maneira correta e cria um mapa para entender as ruas pelas quais percorrerá ao longo do trajeto.
Segundo os criadores, o carro é feito para andar em qualquer tipo de via urbana, incluindo ruas estreitas e feitas de paralelepípedos, típicas de algumas regiões. Os testes também têm o objetivo de colocar à prova o sistema de sensores do veículo em áreas sem condição climática ideal e com alta cir
Via Telegraph, Daily Mail e BBC
Por que rádio do carro não lê todas as músicas? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como ver BBB ao vivo no celular
- Como sair de vários grupos do Facebook ao mesmo tempo
- VMA 2019: como assistir MTV ao vivo e online
- O que é Periscope? Veja como usar o app de streaming de vídeos
- Ghost Recon: Wildlands ganha novo trailer em evento da Ubisoft na E3 2016
- Como encontrar e resolver o enigma escondido de Resident Evil 7
- App para limpar o celular: como liberar espaço com o 1Tap Cleaner
- Câmera de segurança 360: conheça cinco modelos no Brasil por até R$ 620
- Como receber notificação no WhatsApp Web sem revelar parte da mensagem
- App de namoro: 13% dos usuários liberam dados pessoais em minutos de conversa
- Periscope tem primeira atualiza??o e confirma app para Android em breve
- Relembre X-Men, Street Fighter e mais jogos de fliperama dos anos 90
- Como converter áudio em texto com o Transcrição Instantânea do Google
- Google vai mostrar alertas públicos com governo do Brasil no Google Now
- Como usar o sensor de dados do Windows Phone e economizar o 3G?
- Dead Space, Dead Trigger 2 e mais: veja os jogos de terror para Android
- Karaoke online: três sites para cantar de graça em casa
- Como abrir playlists do Spotify no Deezer
- AMD lança placas de vídeo Radeon RX 5700 XT e RX 5700 com arquitetura RDNA
- CS:GO: São Paulo vai receber campeonato da BLAST Pro Series em 2019