O Micron X100 poderá muito bem ser o SSD mais rápido mundo, sendo capaz de alcançar os 9GB/s, 2.5 milhões de IOPs com uma latência de 8 μs (micro-segundos)! O que claro está, a olhar apenas e só para estes valor, é fácil chegar à conclusão que a Micron não está a brincar.

No entanto, ao contrário de outras soluções super rápidas do mercado de armazenamento SSD, este Micron X100 nem sequer aquece para chegar a estes valores impressionantes. Afinal de contas, não existe cooling ativo, não existe uso de RAIDs instáveis, não é obrigatória o uso do standard PCIe 4.0, não é gigantesco, nem usa drivers estranhas.



Micron já tem um SSD 3D XPoint capaz de alcançar os 9GB/s!

Dito tudo isto, não fique a pensar que estamos aqui a falar de memória NAND Flash normal… Nada disso! A Micron está a utilizar a tecnologia 3D XPoint que criou numa parceria com a Intel.

Caso não saiba, a Micron juntou-se à Intel em 2005, para desenvolver tecnologias de armazenamento realmente inovadoras… E o resultado foi a memória 3D XPoint, um SSD que é no fundo o resultado de um casamento entre a memória RAM e a clássica memória NAND Flash. Desta forma, é possível conseguir memória super rápida, durável e de baixa latência. Aliás, até já pode meter as mãos em alguns produtos baseados nesta tecnologia, na forma das drives Intel Optane.

Ainda assim, apesar de tudo isto ser brutal, o preço vai ser com toda a certeza… Assustador!

Curiosamente, estes SSDs Micron X100 não têm competição! Ou seja, as atuais drives PCIe 4.0 apenas chegam aos 5GB/s, e já são extremamente caras. O Intel Optane 905P também é um rival, mas não chega aos calcanhares da velocidade da parceira.

Por isso, se ficou interessado, respire fundo… E tenha muita calma. Talvez seja boa ideia esperar que as coisas evoluem, e que a tecnologia fique mais barata.


Micron já tem um SSD 3D XPoint capaz de alcançar os 9GB/s! – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.